• CarlaRibeiro

À descoberta dos pratos de Verão no Ânfora

A esplanada e a boa companhia foram o mote que serviu de inspiração para a Chef Vera Silva criar o novo menu de Verão do Restaurante Ânfora, do Palácio do Governador.  E nós fomos lá prová-lo...

No Hotel Palácio do Governador, a Chef Vera Silva refaz a história gastronómica do restaurante Ânfora com a estreia da nova carta de Verão

A Must foi conhecer o novo menu de Verão do elegante e confortável restaurante Ânfora cujos pratos  surpreenderam em cada degustação, pela apresentação e pelo colorido.

Tal como um conto, os pratos desta nova carta são uma verdadeira descoberta de paladares nobres, onde a história gastronómica do nosso Portugal sobressai nas cores, nos sabores e na harmonização dos ingredientes.




Começámos por uma selecção de pão que podia acompanhar com uma manteiga simples ou com algas, mas também não faltou o azeite com vinagre balsâmico que combinava na perfeição com a foccacia.


A Sardinha foi a primeira das descobertas quando aparece enrolada num bôla de cebola e acompanhada  por um coulis de pimentos em forma de coração de Viana do Castelo. E como uma surpresa nunca vem só, o Camarão sem medida à “guillo” e pimenta da horta parecia uma pintura no prato!




Como quem cai na rede é peixe, o Pregado e Lulas numas ervilhas e os seus cuscos transmontanos vinham “tapados” por uma delicada e crocante rede de tinta de choco...

Para tirar o gosto ao peixe, a Chef Vera Silva apresentou-nos uma sopa bebível, fresca e doce de framboesa e pepino servida num pequeno frasco (normalmente, a Framboesa e Pepino é uma sobremesa que é servida num prato).


A nova carta de verão do Ânfora divide-se em “A caminho da descoberta” (entradas), “Caiu na rede, é Peixe” e “Não há carne sem osso” (pratos principais), “Os legumes, os reis da festa” (opção vegetariana) e “A cereja no topo do bolo” (sobremesa), todas com quatro opções à escolha.

Como não há carne sem osso, chegou a vez do Entrecôte Maturado, legumes grelhados e uma leve textura (ou puré) de tremoço delicioso!

E como o melhor fica sempre para o fim A Goiaba, num falso Magnum de caramelo e manjericão, foi a cereja no topo do bolo!


Mas o melhor mesmo, é ir até lá e experimentar!


Produtos da época e do nosso Portugal


Chef Vera Silva

Como ponto de partida para desenvolver as combinações gastronómicas a Chef Vera Silva baseou-se nos produtos da época, , como é o caso do morango, combinado com a salada de flores no prato d’o Chèvre; as ervilhas degustadas com o Pregado e Lulas e os tradicionais cuscos transmontanos, ou na sua versão torta, com o Magret de Pato, acompanhado com ananás e maracujá; e as favas num leve estufado no prato de Lombo Cordeiro. A Sardinha, pescada na nossa costa, não falta também a esta mesa portuguesa, servida como entrada na bôla de cebola e o coulis de pimentos.


Para além destes, o camarão da costa portuguesa, a ameijoa do Algarve, o arroz Carolino das nossas lezírias, os poejos tão usados no Alentejo e o bacalhau tão estimado à mesa dos portugueses, são mais alguns dos nobres ingredientes combinados com mestria em pratos que contam a história dos saberes e sabores do país, da sua frescura e da sua tipicidade. Tudo isto pode ser degustado, confortavelmente instalado à mesa de um restaurante que só por si é já parte da História.


Tome nota!

Com capacidade para 60 pessoas (interior) e outros 30 lugares de esplanada, nesta altura do ano tão convidativa, o restaurante Ânfora encontra-se aberto todos os dias para almoço, entre as 12h30 e as 15h00, e jantar, entre as 19h30 e as 22h00.  O preço médio da refeição ronda os 30€ por pessoa.


Contacto para Reservas: 212 467 800 ou palaciodogovernador@nauhotels.com

www.nauhotels.com/

Créditos: V. E.


#must #revistamust #itmustbegood #gastronomia #gastronomy #palaciodogovernador #restauranteanfora #lisbos #lisbon #saboresdeportugal #belem #portugal #turismo #turismogastronómico #novacarta #nauhotels #menudeverao #chefeverasilva

@it.must.be.good