• begoodmust

Os 10 castelos portugueses que todos querem conhecer

Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Como tal, conta com inúmeros e variados

edifícios históricos, contudo, são os castelos, que mais chamam a nossa atenção. Seja pelo seu mistério, imponência ou resistência, os portugueses sentem por eles um enorme orgulho.

Crédito José Losada, via Flickr


Com uma monumental presença no nosso território, podemos encontrar castelos em montanhas, vales, rios, vilas e cidades. De facto estes edifícios são autênticos marcos da fundação da nossa nação. Como tal e respeitando a nossa tradição e orgulho, descubra, com a Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, a lista dos castelos nacionais mais procurados pelos portugueses em 2021.


1. Castelo de São Jorge

O castelo mais procurado em 2021, com 63.766 pesquisas na internet, o Castelo de São Jorge. É um dos marcos mais emblemáticos de Lisboa, destacando-se tanto de dia como quando iluminado à noite. Foi, inicialmente, uma pequena fortaleza construída pelos visigodos durante o século V. Durante o reinado de Afonso I foi alterada e, em anos posteriores, transformada num Palácio Real. Finalmente, foi completamente restaurado em 1938. A visita ao Castelo de São Jorge durará aproximadamente uma manhã, visto que o é grande. Para além do castelo, com as suas onze torres, poderá também visitar um pequeno museu, um bar e um restaurante.

Score: 10.00


2. Castelo de Óbidos

Situado na vila de Óbidos, é uma das sete maravilhas de Portugal. O castelo, presente de casamento do Rei D. Dinis à rainha Santa Isabel, durante as núpcias ali passadas, representa um grande marco histórico não só para a vila, que se tornou mais próspera desde que foi escolha da família real, como também para Portugal.

Pode subir às muralhas do Castelo de Óbidos, sendo de livre acesso, e fazer um belo passeio

com a família. Recomendamos, ainda, que vença os degraus das escadas encostadas à Porta

da Vila para a partir daqui ficar com uma vista panorâmica dos belos traços medievais de

Óbidos.

Score: 6.92


Crédito Filipe Fortes



3. Castelo de Guimarães

Com 20 223 comentários no Google, encontramos o Castelo de Guimarães. Sem dúvida, um dos castelos mais conhecidos e com mais história de Portugal. Localizado no Monte Largo, o castelo evoca o misto de lenda e heroísmo que envolve o início da nossa história. Construído no ano 968, tinha como principal objetivo servir de refúgio dos habitantes aquando os ataques dos vikings do Norte da Europa. Hoje em dia pode, e deve, visitar as suas paredes e arredores sem qualquer custo, mas para subir as escadas que conduzem à torre medieval da Condessa Mumadona tem de pagar uma taxa de entrada.

Score: 6.58



Crédito Marco Verch



4. Castelo dos Mouros

Com 4,6 estrelas no Google, está o Castelo dos Mouros, em Sintra. Localizado numa das zonas mais altas de Sintra, teve a sua construção iniciada no século X durante a ocupação dos Mouros na Península Ibérica. É umas das principais atrações de Sintra e de Portugal, e o passeio que pode fazer no castelo, proporciona vistas deslumbrantemente únicas sobre a cidade, o Palácio da Pena e, mais à distância, os verdes destas colinas contrastam com os azuis do Oceano Atlântico. O preço de um bilhete familiar (2 crianças + 2 adultos) é de 26€. Pegue na sua família e vá descobrir Sintra!

Score: 6.37



5. Castelo de Monsaraz

A graciosa vila medieval de Monsaraz, mantém a magia dos tempos antigos como poucas outras no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar chama-nos, entre o eco das nossas pegadas nas suas ruas. Muitas histórias magníficas poderiam ser contadas sobre os seus corajosos reis, cavaleiros templários, pessoas corajosas e damas de beleza simples. Em 2017, ganhou na categoria Aldeias Monumento; no concurso Sete Maravilhas de Portugal - Aldeias. O Castelo de Monsaraz é um ponto turístico único e excecional em Portugal, pois a vista que proporciona sobre a Barragem do Alqueva é de cortar a respiração.

Score: 5.89



6. Castelo de Marvão

Com 4,7 estrelas no Google encontramos o Castelo de Marvão. Localizado na Serra de São

Mamede, este imponente castelo mostra-nos o porquê de Saramago ter dito "De Marvão pode- se ver toda a terra". Vai perceber o porquê quase de imediato. Do cimo do castelo, somos tomados de espanto com a extensão da maravilhosa paisagem da Serra de São Mamede, de tirar o fôlego e cair de amores. Deixe-se abraçar pela paz e pelo silêncio deste refúgio de vastos horizontes ao visitar Marvão, onde homem e natureza construíram um património único. Pegue numa pequena mala de viagem e conheça a região de Marvão e, claro, o castelo.

Score: 5.60



7. Castelo de Santa Maria da Feira

Em sétimo lugar, um dos mais notáveis monumentos militares portugueses. Com 2250

pesquisas mensais, o Castelo de Santa Maria da Feira representa, para Portugal, um símbolo de identidade nacional. Ao longo da História, desempenhou tarefas como: Baluarte contra as

invasões normandas, o grande centro político que levou à independência de Portugal e como

habitação de famílias reais e nobres. Para visitar o Castelo terá de pagar 3€ (preço de adulto) e descobrirá um novo mundo. Ao lado da bilheteira vai ainda encontrar uma bonita capela. O

castelo está muito bem preservado e ao subir as muralhas e as torres vai descobrir uma

paisagem espetacular sobre a cidade.

Score: 5.56


Crédito Vitor Oliveira, via Flickr


8. Castelo de Almourol

Situado no meio do Rio Tejo, com 8270 pesquisas mensais encontramos o Castelo de Almourol. Um dos monumentos mais emblemáticos que podemos encontrar em Portugal pelo seu significado e pela paisagem envolvente. A sua história relembra a reconquista do território durante a Idade Média. Hoje em dia, ao ser um castelo no meio da água, tornou-se um dos castelos mais cobiçados a nível fotográfico. Pegue na sua família e faça a travessia de barco para lá chegar. É um 2 em 1 perfeito: contemplamos a paisagem lindíssima e visitamos o interior do Castelo, uma experiência incrível!

Score: 5.56



9. Castelo de Silves

O Castelo de Silves, com 8372 comentários no Google, é uma das mais notáveis obras de

arquitetura militar que os árabes nos deixaram. Logo à entrada encontramos uma escultura em bronze do rei D. Sancho I, monarca que em 1189 conquistou a cidade de Silves aos árabes. Para além deste elemento histórico, salientamos ainda: O Aljibe – grande cisterna de planta retangular que abastecia de água parte significativa da cidade; e a Cisterna dos Cães, um poço com mais de 40 metros de profundidade do qual foram retirados diversos fragmentos de cerâmicas medievais. O passeio não ficaria completo, sem uma visita ao miradouro, oferecendo uma das melhores vistas sobre a cidade e a região.

Score: 5.40



10. Castelo de Bragança

Em último lugar,, mas que conta ainda com 4,6 estrelas no Google, o Castelo de Bragança. É um dos principais representativos da arquitetura medieval, tendo sido construído em 1409. Na Torre de Menagem, no castelo, existem diversos artísticos góticos, nomeadamente as ameias, as janelas e a pedra de armas da Casa Real de Avis. Ainda na torre, podemos encontrar o museu militar, um programa perfeito para um fim de semana mais cinzento. Acredite que não se vai arrepender.

Score: 5.10



Metodologia

Esta classificação foi criada em Novembro de 2021. Mais de 200 castelos, em Portugal, foram

considerados para este estudo. A classificação foi elaborada com base no número de

comentários, a classificação e o volume de pesquisa. Com estes números e valores criou-se,

então, uma classificação final dos castelos mais procurados, em 2021, em Portugal.


Instagram www.instagram.com/holidu/

Instagram www.instagram.com/lifeatholidu/

Facebook www.facebook.com/holidu

Twitter www.twitter.com/Holidu

LinkedIn www.linkedin.com/company/holidu/


#must#itmustbegood#revistamust #castelos #castelosdeportugal #Holidu #turismo #viajar #portugal #travel #peloscastelosdeportugal