• CarlaRibeiro

8 livros exclusivos para ler em sua casa

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, a Bertrand Editora disponibiliza em exclusivo e durante sete dias, oito novos títulos das chancelas Bertrand, Quetzal, Temas e Debates, Contraponto e Pergaminho.



Até ao dia 26 de abril em lojas online (Bertrand Livreiros, Wook, Fnac e Almedina) e na ABC Livraria e Papelaria (Aveiro), RG Livreiros (Cascais) e em 16 lojas Note! de norte a sul do país, os leitores têm acesso exclusivo a livros que ficaram em suspenso entre março e abril devido ao surto do novo coronavírus em Portugal:

  • A Casa Alemã, de Annette Hess (Bertrand)

  • Homo Biologicus, de Pier-Vincenzo Piazza (Bertrand)

  • O Infame Dicionário Cómico de Língua Portuguesa, de Eduardo Madeira (Contraponto)

  • O Livro do Seu Bebé, de Hugo Rodrigues (Contraponto)

  • Curso de Meditação, de Osho (Pergaminho)

  • Inspiração do Monge que Vendeu o Seu Ferrari, de Robin Sharma (Pergaminho)

  • Nada a Temer, de Julian Barnes (Quetzal)

  • O Cérebro Consciente – Uma Longa História de Vida, de Joseph LeDoux (Temas e Debates)

Esta ação está integrada no Tempo para Ler, uma campanha que teve início em março e que pretende celebrar e incentivar a leitura durante esta fase de isolamento social vivida pela população.

Seleção criteriosa de sugestões de livros

Ao longo do último mês, as várias chancelas da empresa têm feito uma seleção criteriosa de sugestões de livros com o objetivo de tornar mais tranquila e produtiva a experiência dos leitores neste período: recorrendo à enorme variedade de géneros do catálogo, têm sido partilhadas receitas, materiais para atividades para crianças e famílias, dicas para gestão da ansiedade, conselhos para criação de hortas e cultivo de plantas em casa, sugestões de exercícios de saúde e bem-estar, e muito mais. E, numa perspetiva de maior envolvimento, algumas das sugestões de leitura partiram de colaboradores de vários departamentos. Marketing, Comunicação, Produção, Editorial, Comercial e Operações uniram-se para apresentar alguns dos livros preferidos de quem trabalha na Editora.


Descontos exclusivos

Para além das recorrentes sugestões de leitura, os leitores também têm tido acesso a descontos exclusivos, até 50%, em alguns dos melhores livros de ficção e não ficção das várias chancelas. Entre livros de Margaret Atwood, Stephen King, Augusto Cury, Robin Sharma, José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Daniel H. Pink, Eugenia Cheng, Hans Roling, e muitos outros, são centenas os títulos disponíveis nas várias campanhas que decorrem entre abril e maio.


Mensagens para incentivar os leitores a ler

Os autores da Editora partilham este entusiasmo, incentivando os leitores a ler através de mensagens deixadas em vídeo nas redes sociais das várias chancelas. Nestes vídeos, leem excertos dos seus livros e partilham sugestões de leitura. Bárbara Pedrosa, Clara de Almeida, Dulce Regina, Gabriela Oliveira, José de Almeida Brites, João Paulo Oliveira e Costa, Manuela Gonzaga, Mário Augusto, Nilton Bala, Raquel Varela, Ricardo Dias Felner, Rita Nascimento, Rúben Pacheco Correia, Sara Cardoso, Sri Prem Baba, Tsering Paldron e Vasco Ribeiro, entre outros, continuam a incentivar a leitura e estão cada vez mais próximos dos leitores. No que respeita a esta forma de interação, destaca-se ainda a ação Gulosos Anónimos, inicialmente definida como uma digressão de Rita Nascimento para fazer chegar os melhores doces aos portugueses e que, por força das circunstâncias, foi substituída por ações online, nomeadamente encontros com leitores através de lives no YouTube e no Instagram.

Já Dan Brown e Margaret Atwood, dois dos escritores mais lidos do mundo, têm organizado masterclasses a nível internacional para responder a questões dos leitores e para os orientar num curso de escrita criativa, respetivamente.

#shelfiechallenge e A estante da vizinha não é melhor que a minha,

Mas as iniciativas que giram em torno dos leitores não terminam aqui, dado que a Bertrand Editora pretende envolvê-los no universo literário e desafiando-os a fazer parte deste diálogo em torno dos livros. Com a iniciativa #shelfiechallenge criada pela Bertrand Editora e sob o mote A estante da vizinha não é melhor que a minha, os leitores foram desafiados a fotografar as suas estantes e a partilhar as fotografias nas redes sociais, o que resultou num movimento que chegou a milhares de pessoas nas redes sociais das várias chancelas.

#must #itmustbegood #revistamust #BertrandEditora #livros #ler #leitura #books #lovebooks #leituraemdia #diamundialdolivro #direitosdeautor #trabalharemcasa #covid19 #pandemia #quarentena #fiqueemcasa #ficaemca