• begoodmust

A Cidade de Vapor

Atualizado: 18 de Nov de 2020

Esta obra póstuma de Carlos Ruiz Zafón, reúne pela primeira vez 11 contos do autor espanhol mais lido em todo o mundo, depois de Cervantes.

A Cidade de Vapor é não só o reconhecimento do percurso literário de Carlos Ruiz Zafón, mas também um agradecimento especial do autor aos seus leitores, que o seguiram ao longo

da saga iniciada com A Sombra do Vento. Como os grandes escritores nunca morrem, Carlos Ruiz Zafón está à nossa espera em qualquer página dos seus romances. Caminhamos com ele por A Cidade de Vapor....


«Figuras de vapor, pai e filho imiscuem-se entre a multidão das Ramblas, os passos para sempre perdidos na sombra do vento.»


Todos os leitores de Carlos Ruiz Zafón recordam aquela madrugada em que Daniel Sempere

conheceu, pela mão do seu pai, O Cemitério dos Livros Esquecidos, numa Barcelona pós-guerra, «presa sob céus de cinzas e um sol de vapor...».

A caminhada por O Cemitério dos Livros Esquecidos é cíclica, tal como as escadas da Sagrada Família. Carlos Ruiz Zafón organizou as suas histórias como os telhados de Gaudí, que lembram as escamas de um dragão. Os seus protagonistas vagueiam pelos territórios de uma Barcelona cheia de névoas, vapores e torres góticas.

Além da tetralogia de O Cemitério dos Livros Esquecidos, o autor escreveu 11 contos com as

chaves que revelam passagens entre A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos. Este contributo completa a sua obra, ao mesmo tempo que reafirma a amplitude do universo de Zafón.



A Cidade de Vapor exibe ao longo das suas páginas uma cartografia, desdobra um mapa até então secreto, que nos guiará por algumas dessas passagens da sua obra, para revelar episódios do passado dos seus protagonistas.

O eco das grandes personagens e temas dos romances de O Cemitério dos Livros Esquecidos ressoa nestes 11 contos de Carlos Ruiz Zafón – reunidos pela primeira vez –, nos quais brilha a magia do narrador que nos fez sonhar como ninguém. E os leitores que seguiram o autor ao longo da saga de O Cemitério dos Livros Esquecidos vão deparar-se com situações que lhes são familiares.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #book #ler #leitura #Acidadedevapor #obra #literatura #carlosruizzafon #lovebooks #editoriacaminho #contos