• begoodmust

A Colónia de Férias

Há episódios desconhecidos da Segunda Guerra Mundial que são capazes de revelar o impacto e o sofrimento a que milhões de crianças estão sujeitas num conflito em larga escala. A Colónia de Férias, o romance de estreia de Manuela Piemonte, lança a luz sobre uma dessas histórias e chega às livrarias num período em que a Guerra volta a assolar o velho continente e as vidas de milhões de crianças são colocadas em suspenso.



No final da década de 30 do século passado, as crianças dos países africanos sob domínio italiano eram trazidas para Colónias de Férias em Itália, com o propósito de conhecerem o país, o Império e serem doutrinadas no regime de Mussolini. Mas em 1940, com a expansão da Segunda Grande Guerra em território europeu e africano, os três meses de férias e formação de milhares de crianças transformaram-se num cativeiro implacável e sem fim à vista. É neste cenário que os leitores encontram as protagonistas desta história: Sara, Angela e Margherita, três irmãs líbias obrigadas a crescer sem os pais, despossadas da sua identidade e subjugadas pela disciplina e propaganda fascista.


Com uma escrita que mistura habilmente ficção e realidade, Manuela Piemonte construiu um romance profundamente emotivo, que permite acompanhar a bravura destas três jovens enquanto lutam, na companhia de outras crianças, por manter a esperança e a identidade, até que entendem que a única saída possível, a fuga de uma Colónia de Férias que se transformou em campo de concentração, pode ser a sua salvação ou o seu carrasco.


Já disponível com o selo da Porto Editora.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #book #ler #leitura #lovebooks #portoeditora #AColóniadeFérias #ManuelaPiemonte