• begoodmust

A Duquesa de Windsor.... Diana Mitford, Memórias de uma amiga

Atualizado: Mar 25

Amiga íntima do Duque e da Duquesa de Windsor, Diana Mitford era convidada habitual nas suas festas em Paris ou no «Moulin» em Orsay, onde eram vizinhos. Escrevendo com o seu estilo inimitável – extremamente inteligente, divertido e observador –, Diana Mitford pinta um extraordinário retrato da sua amiga, que é simultaneamente extremamente vivido e realista no que toca aos seus defeitos.



Num jantar em Paris nos anos 60 alguém colocou a questão: «Se apenas pudessem ter um desejo, o que é que gostariam de ter?» Seguiram-se variações sobre os temas da saúde e da riqueza enquanto meios para obter a felicidade, com maior ênfase na riqueza. O duque de Windsor era um dos convidados. Manteve-se calado até ser espicaçado pela duquesa. «Vá lá, diz-nos aquilo que desejarias ter», disse ela. A resposta foi: «Tu».

Toda a gente que os conhecia não tinha qualquer dúvida de que esta resposta era a mais pura das verdades. Estavam casados há mais de trinta anos, e o drama do casamento deles já se tinha esbatido enquanto acontecimento histórico de antes da guerra. O irmão que lhe sucederá fora um rei popular; a sua sobrinha era uma rainha ainda mais popular.

Um cínico poderia sugerir que o duque de Windsor se via obrigado a reconhecer o mundo que perdera devido ao amor, dado que recusara o mundo e como tal nunca poderia admitir que cometera um erro. Mas esse cínico estaria enganado. Tentar descobrir algo acerca da mulher que inspirou um amor tão profundo e duradouro, e o homem que a cobriu com esse amor, é o propósito deste livro. Diana Mosley. Temple de la Gloire, Orsay, 1980

O que é que cativou tão profundamente o Rei Eduardo VIII e o levou a abdicar, de modo a poder nunca se afastar dela? É esta a pergunta a que Diana Mosley tenta responder, e para a qual estará talvez mais qualificada do que qualquer outra pessoa, visto o seu amor por Sir Oswald Mosley, líder dos fascistas britânicos, por quem ela deixou o seu primeiro, e imensamente rico, marido.

Quem é Diana Mitford? Diana Mitford é a irmã do meio das irmãs Mitford. É a autora da biografia best-seller A Life of Contrasts e de The Pursuit of Laughter. A sua própria vida já foi tema de pelo menos três biografias. Casou primeiro com Bryan Guinness e depois com Oswald Mosley, e teve dois filhos com cada um deles. Foi durante muitos anos amiga a vizinha do Duque e da Duquesa de Windsor.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #book #lovebooks #Aduquesadewindsor #daonamirford #amor #realeza #esferadoslivros