top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Uma explicação simples sobre a fama de Zeus

Zeus era o grande deus dos deuses na mitologia grega. À época era conhecido como o “Pai”, tanto de deuses como dos homens. O seu poder era grande e até conseguia controlar o clima, enviando raios e trovões para a terra sempre que queira.


ZEUS
Zeus era o grande deus dos deuses na mitologia grega

Enquanto figura de maior peso no Monte Olimpo, o local onde os deuses gregos residiam, a sua autoridade incidia sobre outros deuses e os homens mortais, tendo assim liberdade para impor a sua vontade. Mas a própria história do seu nascimento e tomada de poder também é uma parte importante da mitologia grega e ajudou a criar a sua fama de deus poderoso.


A história do nascimento de Zeus

Ele foi o filho mais novo de Rhea e Cronos, e o seu pai tinha o objetivo de comer todos os filhos à nascença, por forma a evitar a sua perda de poder. Mas a sua mãe procurou ajuda junto de Urano e Gaia e conseguiu proteger este filho de um destino terrível.

Quando Zeus cresceu foi ao encontro do seu pai. Começou por fazer com que ele libertasse os seus irmãos, e de seguida travou uma batalha pelo poder, que venceu, assumindo assim o papel de deus todo poderoso.

Zeus acabou por casar com uma das suas irmãs, a deusa Hera, mas ainda assim ficou famoso por as centenas de relações extraconjugais que teve com outras deusas e também com mortais.


Conheça os os atributos de Zeus

Ao procurar por descrições de Zeus, seja através de textos da época, retratos pintados ou esculturas, ele era apresentado com um deus forte e com uma presença imponente, que não passava despercebido em qualquer tipo de contexto.

A sua forma física era boa e em muitas representações tinha cabelos louros e encaracolados e barba curta.

É frequente encontrar representações de Zeus onde ele carrega um raio nas suas mãos.

No que respeita ao seu humor, ele era descrito como alguém bem disposto e que gostava de rir e divertir-se, no entanto isso não impedia o seu sentido de justiça, que usava para as suas tomadas de decisões.

Sempre que ele considerava que havia um conflito ou uma injustiça, com deuses ou mortais, aplicava a sua justiça e ainda que fosse conhecido por tomar decisões prudentes, ele podia ser imprevisível e por esse motivo as suas decisões eram, muitas vezes, uma surpresa.

Ainda que Zeus fosse, de forma geral, bem disposto, também podia mudar de disposição rapidamente e quando isso acontecia tendia a ser destrutivo. Muitas vezes a sua fúria originava tempestades e relâmpagos violentos, que acabavam por causar problemas na terra.

Outra faceta de Zeus era a sua facilidade em apaixonar-se, havendo assim o registo de centenas de casos com deusas e mortais diferentes. No entanto ele era muito ciumento e quem ousasse a cortejar Hera, a sua esposa, era punido.


Descubra alguns filmes e séries de televisão que retratam episódios da vida de Zeus

Tendo em conta a grande importância de Zeus na mitologia grega é natural que a sua fama se tenha imortalizado.

Nos últimos anos foram lançados vários filmes e séries de televisão que baseiam-se em episódios da vida de Zeus. Vamos apresentados por ordem cronológicas:

  • 1997: Hércules: Trata-se de um filme animado produzido pela Disney. Neste filme Hércules, o filho de Zeus com uma mortal, esforça-se para provar que é seu filho. O seu grande objetivo é receber o respeito de seu pai.

  • 2010: Fúria de Titãs: Um filme da responsabilidade de Louis Leterrier. Neste filme é representada uma luta entre deuses e reis. Em 2012 também foi lançado uma sequela desta filme.

  • 2010: Percy Jackson e o Ladrão de Raios: Neste filme os deuses ainda estão estão vivos e geram uma nova raça, os jovens semideuses. No desenrolar do filme Zeus pensa que Percy, filho de Poseidon, é responsável pelo roubo do seu famoso raio. Percy sente-se na obrigação de viajar por vários cantos do mundo para provar o contrário e identificar o ladrão.

  • 2011: Imortais: Aqui o Rei Hipérion decreta uma guerra contra os gregos e consegue chegar ao Monte Tártaro e libertar os titãs, que haviam sidos aprisionados por Zeus, por forma a reforçar o seu exército. Com tudo isto Zeus decide encarregar Teseu por travar esta guerra.

  • 2018: Tróia A Queda de Uma Cidade: Esta série de televisão apresenta a história de um momento de grande importância na história da Grécia antiga. Esta guerra inicia-se devido a uma paixão de Páris e de Helena de Esparta.


Comments


bottom of page