• CarlaRibeiro

A Piscina

Um romance que aprofunda o espírito e o sentimento de uma comunidade ao longo de gerações, fugindo com habilidade ao já muito explorado tema das amizades improváveis.

A Piscina, de Libby Page, Editora Bertrand; € 16,60

A expressão «a idade é uma mera questão de aritmética» nunca fez tanto sentido como no livro A Piscina, obra de estreia da britânica Libby Page, que antes de ser escritora trabalhava como jornalista no The Guardian, traz ao de cima aquilo que de mais importante as pessoas têm: as memórias. Porque são de experiências, vivências e emoções que as pessoas são feitas e, quando as memórias são ameaçadas, o que é que resta? Através de duas personagens tão diferentes entre si, separadas por 60 anos – Kate tem 26 anos e Rosemary 86 – , Libby Page pretende levantar essa questão.


Os diálogos entre as personagens são uma verdadeira terapia pessoal para cada uma delas, à semelhança do que é esperado que seja a realidade fora das páginas de um livro, pois, como revelam alguns estudos, conversar faz bem à saúde. Em A Piscina é evocada uma celebração à comunidade e ao que isso representa para cada um de nós, sem esquecer o poder da comunidade e da amizade. Está publicado em 20 países e os seus direitos foram comprados para ser adaptado ao cinema.


Surpreendente relação de amizade entre duas mulheres

Kate tem 26 anos e trabalha num pequeno jornal local no qual publica notícias insignificantes. Um dia é escolhida para escrever sobre o encerramento do Brockwell Lido, uma piscina local, ao ar livre e integrada num centro de lazer e desporto. No Lido, Kate conhece Rosemary, uma viúva de 86 anos que sempre frequentou o lugar, desde a sua inauguração, época em que ainda era criança. Foi aqui que Rosemary se apaixonou pelo marido e foi aqui que sempre nadaram juntos. Quando surge um projecto para transformar o Lido num complexo de apartamentos, as memórias de Rosemary e o seu mundo ficam subitamente ameaçados. Enquanto Kate mergulha na história do Lido, vai-se envolvendo simultaneamente na história de uma piscina e na vida de Rosemary, uma mulher singular. O que começa por ser uma simples reportagem, apenas com interesse local, acaba por fazer nascer uma surpreendente relação de amizade entre duas mulheres empenhadas no combate contra o encerramento do Lido.


#must #revistamust #itmustbegood #APiscina #LibbyPage #EditoraBertrand #literatura #romance #relações #amizade #mulheres #gerações #livro #books #lovebooks #leitura #ler #memorias #vida @it.must.be.good