• begoodmust

A poesia de Saramago num só volume

Reunindo os três únicos livros de poemas de José Saramago – Os Poemas Possíveis, Provavelmente Alegria e O Ano de 1993 –, Poesia Completa apresenta ainda um texto inédito. Como nos esclarece Fernando J.B. Martinho no posfácio à obra: «Da sua poesia se pode dizer o que Sena disse da de Gedeão, outro nome de revelação poética tardia, quando nela assinalou a confluência de muitas das "conquistas expressivas do modernismo".».

Preço: 29,99€.



O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 20 de outubro


José Saramago estreou-se como poeta em 1966, no ano em que celebrou quarenta e quatro anos de vida. Voltaria à poesia em 1970, com Provavelmente Alegria, no qual, «desenvolvendo e depurando o tratamento de temas que já vinham de Os Poemas Possíveis, se abre a orientações novas que o aproximam do poema em prosa», explica o prólogo do presente volume. A sua aventura poética encerrar-se-ia volvidos cinco anos, com O Ano de 1993. Publicado no auge do movimento revolucionário, compõe-se de trinta poemas de extensão variável que descrevem, num estilo que é ao mesmo tempo «realista e metafórico», a ocupação de um país por um invasor cruel.


#Must#Itmustbegood #Saramago #poesia #JoséSaramago #OsPoemasPossíveis #poesiadeSaramago #ProvavelmenteAlegria #OAnode1993 #PoesiaCompleta #livro #book #ler #leitura #lovebooks