top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

A Promessa de Lily: a vida antes de Auschwitz até aos dias de hoje

As memórias do Holocausto são um testemunho da resiliência humana e este livro é um exemplo notável desse espírito. Escrito em colaboração com o seu bisneto, Dov Forman, o livro de memórias de Lily Ebert não é mais uma história sobre Auschwitz, é um relato na primeira pessoa de alguém que esteve lá e sobreviveu para ser a voz de todos os que não resistiram. A promessa de Lily tem o selo da Porto Editora.Preço: 18,85€.



Ao contrário de muitas narrativas que se concentram apenas no período do holocausto, este livro narra toda a vida de Lily e não apenas o tempo que passou prisioneira num campo de concentração. Com esta abordagem, a autora oferece aos leitores a perceção de que um sobrevivente do Holocausto não pode ser exclusivamente definido como tal, mas que essa experiência não deixa de marcar todos os episódios da sua existência.


Nascida na Hungria e filha de judeus, Lily foi detida no decurso da II Guerra Mundial, em 1944, e enviada com a mãe e irmãos para aquele que se tornou o mais célebre campo de trabalho e extermínio do III Reich . Mas o sofrimento não terminou com a libertação e nesse momento a jovem de apenas 22 anos deu início a uma odisseia, que começou na Suíça, onde nunca se sentiu em casa, passou por Israel, onde a guerra se manteve sempre iminente, e por fim Londres, onde se fixou e deu início a uma nova fase da sua vida com a criação do Centro de Sobreviventes do Holocausto e a missão de manter viva a memória de um dos períodos mais negros da história da humanidade.


Foi no decorrer de outro evento dramático à escala global, a pandemia de COVID-19, e os confinamentos que aconteceram um pouco por todo o Mundo, que Dov Forman, bisneto de Lily, sentindo-a inquieta e respondendo à sua vontade de combater o isolamento, a desafia a partilhar a sua história online. Daí ao sucesso em plataformas como o Tik Tok e a este livro foi um pequeno passo.


bottom of page