• begoodmust

A Viúva: o romance que saiu com o título errado

Amanhã, dia em que José Saramago celebraria o seu 100.º aniversário, a Porto Editora publica A Viúva, o livro de estreia, e uma edição de A Viagem do Elefante com design e ilustrações de Manuel Estrada.



«O autor é um rapaz de vinte e quatro anos, calado, metido consigo, que ganha a vida como praticante de escrita nos serviços administrativos dos Hospitais Civis de Lisboa [...]. Nesse ano de 1947 em que estamos nascer-lhe-á uma filha, […] e publicará o romance que tem andado a escrever, esse a que chamou A Viúva mas que vai aparecer à luz do dia com um título a que nunca se há de acostumar.» Terra do Pecado foi o título imposto à sua estreia literária e assim permaneceu até aos nossos dias, sem que José Saramago tenha chegado alguma vez a conformar-se com a alteração.


No encerramento do centenário do nascimento do único Prémio Nobel de Literatura de língua portuguesa, a Porto Editora devolve ao seu primeiro romance o título original escolhido pelo escritor, deixando a caligrafia da capa a cargo de Violante Saramago Matos, a sua única filha, nascida no mesmo ano em que José Saramago se tornou um autor publicado. A obra fica igualmente disponível em formato audiolivro, com narração de Mónica Mendes, animadora das manhãs da Antena 1.



Também a 16 de novembro, chega às livrarias A Viagem do Elefante, agora numa edição em capa dura, com design e ilustrações de Manuel Estrada e com o texto integral de um dos mais emblemáticos romances de Saramago, narrando a viagem pela Europa de Salomão, o elefante asiático que D. João III ofereceu ao seu primo, o arquiduque Maximiliano de Áustria.


#Must#itmustbegood #AViúva #JOSÉSARAMAGO #livro #book #ler #lovebooks #100.ºaniversáriodeJoseSaramago #PortoEditora