• CarlaRibeiro

A Alma dos Lugares

O meio envolvente tem uma influência decisiva no ser humano. Afecta os nossos pensamentos, as nossas emoções e a nossa resposta física, quer nos sintamos deslumbrados pelo Grand Canyon ou pela Basílica de São Pedro, em pânico numa sala lotada, ou tentados nos casinos e nos centros comerciais.

A Alma dos Lugares, de Colin Ellard, Contraponto Editora, € 16,60

Todos nós, em algum momento, já experimentámos as mais variadas sensações e sentimentos quando inseridos num determinado ambiente ou espaço.

Colin Ellard, professor universitário, especializado em neurociência cognitiva e autor de referência no estudo da psicogeografia, uma disciplina que cruza psicologia, arquitectura e geografia, mostra através do livro A Alma dos Lugares que não é uma mera sensação, que de facto a paisagem e o ambiente alteram o comportamento e influenciam as tomadas de decisão.


Estudos científicos revelam que a exposição a determinados ambientes exerce influência sobre o que sentimos, sobre nós mesmos ou sobre a forma como tratamos os outros, tendo até mesmo a capacidade de mudar a percepção que temos sobre a passagem do tempo. Não é por acaso que quando confrontados com cenários grandiosos ou fenómenos naturais de grande impacto sejamos levados a fazer uma reavaliação do relacionamento com o universo e a vida, ou quando se visita um centro comercial se entre num estado quase hipnótico e de menor comedimento, com vontade de gastar dinheiro, ou quando se passeia por um mercado de rua urbano a fervilhar de artigos coloridos e deliciosos aromas de comida isso desperte uma sensação de boa disposição.


«A subtileza e a mestria com que cada experiência humana pode ser influenciada por cenários construídos nunca foram maiores do que agora. Não só os projetistas e arquitetos têm à sua disposição a variedade mais ampla de materiais e métodos que jamais houve, como também há uma ingerência cada vez maior dos princípios de orientação das ciências humanas – sociologia, psicologia, ciência cognitiva e neurociência – no mundo aplicado do design», explica o autor no livro.


#must #itmustbegood #revistamust #AAlmadosLugares #ColinEllard #ContrapontoEditora #psicologia #livro #ler #book #boookslovers #lovereading #readbooks #ambientes #arquitectura #design #psicogeografia #comportamentos @it.must.be.good