• CarlaRibeiro

Para acabar de vez com o mau português

Sara de Almeida Leite, professora de português e consultora linguística, apresenta-lhe um guia completo e prático para melhorar as suas competências de expressão escrita.

Para acabar de vez com o mau português, de Sara de Almeida Leite; Manuscrito Editora; preço: 14,90€

Ao longo destas páginas encontra um conjunto de informações, ferramentas, estratégias, exercícios e modelos que o orientarão desde o início até ao fim do processo de redacção de qualquer texto.


Todos nós escrevemos. Mas será que escrevemos de forma correcta? Há regras básicas que é preciso seguir para escrevermos os nossos textos, em bom português, para que cumpram o seu objectivo, sejam legíveis e não atropelem a gramática.

No dia-a-dia, na escola, no trabalho ou na vida familiar são vários os textos que temos de redigir: um pequeno recado, uma redacção, uma ficha de leitura, um resumo da matéria, a ata da escola ou da reunião de condomínio, uma carta formal de apresentação e um curriculum vitae, um relatório para apresentar no trabalho, um requerimento… Ou simplesmente porque nos queremos aventurar na  escrita, um poema ou um conto.

Sinto um certo mau-estar.

O voo foi cancelado derivado ao mau tempo.

Isto pode despoletar uma crise internacional.

Há dois anos atrás.

A minha candidatura vai de encontro aos interesses da população.

Agora deiam as mãos.

Estes são alguns dos 150 erros, deslizes e tropeços gramaticais que cometemos no nosso dia a dia. Umas vezes são as rasteiras da oralidade que nos fazem cair no erro, ou as conjugações traiçoeiras, noutras é porque «dá mais jeito dizer assim», também confundimos femininos e masculinos, noutras até acertamos nas palavras, mas falhamos no contexto…!


#must #itmustbegood #revistamust #150erros #deslizes #tropeçosgramaticais #errosdeportugues #livro #leitira #read #book #bookslovers #redacçao #gramatica #acabardevezcomomauportugues #saradealmeidaleite #portugues #textos #ManuscritoEditora #GrupoEditorialPresença @it.must.be.good