• CarlaRibeiro

A aldeia do peace and love

Barão de São João é uma aldeia algarvia muito peculiar. Além da população local, ali habitam, felizes da vida, estrangeiros hippies que vivem num mundo à parte e longe da confusão! Há peças de arte em cada esquina, restaurantes geridos por estrangeiros e música ao vivo.



A aldeia Barão de São João fica em Lagos e por ali vivem e passam muitos hippies (muitos estrangeiros e alguns portugueses) nas suas caravanas decoradas com vasos de ervas aromáticas, espanta-espíritos, flores, sempre com um sorriso na cara, bem ao estilo de vida do peace and love! Outros vivem em tendas, roulottes ou em casas antigas recuperadas, onde não faltam pormenores artísticos nas pinturas das paredes, nos telhados, murais, grafittis ou street art que apela ao bom humor.



Viver aqui é viver num mundo à parte, longe do stress e que se faz apenas aquilo que dá prazer e felicidade.

Usam rastas ou ‘dreadlocks, roupas largas, lutam por um mundo melhor e sem poluição, abominam a sociedade industrial, vivem ao som do ‘reggae’ e têm uma visão muito pura da vida. Seguem a dieta vegetariana ou vegan, vivem em comunidade, rejeitam o capitalismo, respeitam todos os seres humanos e a mãe natureza. De realçar que foram os hippies os primeiros a preocupar-se com a questão do ambiente e do aquecimento global.



Pelas ruas limpas e bem arranjadas há várias demonstrações de arte pública dos muitos artistas estrangeiros ali residentes.


Invadida por “turistas políticos”

Curiosa por saber como é que esta aldeia algarvia se tornou poiso permanente de tantos hippies, descobri que foi invadida por “turistas políticos”, principalmente alemães, depois do 25 de Abril. Em 1974  foram montadas tendas para acolher “turistas políticos, na maioria alemães que queriam ajudar a cimentar a revolução”. Muitos desses turistas políticos ficaram por ali até aos dias de hoje que acabaram por comprar casa em Barão de São João. Muitos deles são médicos e arquitectos.

Créditos: V.E. Fotos: Pedro Ribeiro e V.E.


#must #revistamust #itmustbegood #baraodesaojoao #lagos #algarve #aldeiahippie #portugal #travel #musttravel #turistaspoliticos #vidanomada #rastas #peaceandlove #hippies #art #streetart #aldeiaalgarvia #conhecerportugal #descobrirportugal

@itmustbegood