• begoodmust

Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta)

A Dom Quixote acaba de publicar “Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta)”, uma investigação do jornalista Miguel Carvalho, que começou nas paginas da revista Visão, e atravessa dois regimes, vários continentes, e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos para fazer um retrato político do século XX português através do percurso da “diva do fado”.


A obra inclui fotos e testemunhos inéditos de Amália Rodrigues fadista e de personalidades que com ela conviveram. Miguel Carvalho teve acesso a milhares de páginas de documentos nunca antes revelados, além de cartas e fotos desconhecidas da cantora. Como a da capa, uma fotografia tirada pelo fotojornalista Luís Vasconcelos (ex-Público e Visão) numa manifestação promovida pelo Partido Socialista, em junho de 1975, no âmbito do chamado “Caso República”. “Amália não fiques à varanda”, gritaram os manifestantes. E a fadista desceu à rua.


“Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta)” procura perceber quem foi realmente Amália Rodrigues? Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar? Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais? Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP? Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução? Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?


Miguel Carvalho, 49 anos, é grande repórter da revista Visão desde dezembro de 1999. Publicou seis livros, o mais recente dos quais, Quando Portugal Ardeu – Histórias e Segredos da Violência Política no Pós-25 de Abril (Oficina do Livro).


#must #itmustbegood #revistamust #Amaliarodrigues #fado #domquixote #fadista #livro #historia #divadofado #AmáliaDitadura e RevoluçãoaHistóriaSecreta #Miguelcarvalho #book #lovebooks #vidadeamalia