• begoodmust

Só para os amantes dos cogumelos

Atualizado: Out 22

Os cogumelos estão em destaque até final do mês de outubro no Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, em Matosinhos. Trata-se de uma especialidade do Chef nascido na região de Umbria e que este mês volta a ser a rainha nas opções do restaurante situado na Rua Brito Capelo.



“Aproveitamos os cogumelos silvestres frescos, todos com origem em Portugal, cultivados por produtores certificados e emitidos com selo de origem por micólogos, para dar a provar aos nossos clientes alguns dos pratos emblemáticos da nossa cozinha”, explica Sergio Crivelli.

Os amantes dos cogumelos podem começar por degustar uma Pasta al Misto di Funghi, onde está em destaque uma seleção de cogumelos silvestres da época e uma mistura de espécies como o agaricus, o pleurotus, os shiitaki. Se preferirem, salienta o Chef Sergio Crivelli, “podem optar por um Ravioli al Tartufo Nero e Funghi”, onde os cogumelos se combinam com os raviolis recheados de trufas negras (outra das especialidades do Chef), o requeijão e o queijo grana com molho de trufas.



“Em alternativa, se eleger um risotto, tem o Al Misto de Funghi, onde o risotto com azeite e alho se misturam com uma simpática mescla de cogumelos silvestres e de cultivo”, conta o chef italiano. Uma combinação que, garante Sergio Crivelli, “irá conquistar o paladar até daqueles que se sintam mais hesitantes em entrar nesta aventura gastronómica”.


Uma certeza para os verdadeiros amantes da gastronomia micológica. “As espécies servidas no nosso Ristorante são compradas em produtores que são por mim selecionados, respeitando sempre os processos mais naturais e que, também por isso, nos garante produtos de excelência”.


Para os mais conservadores, é sempre possível pedir uma Pizza Al Funghi, onde uma generosa porção de cogumelos se une ao molho de tomate e à mozarela, misturando-se com o fiambre, a salsa e o tomate cherry. “Mas se quiser escapar à tradicional pizza, proponho-lhe que experimente um Calzone Monti, que envolve o tomate, a mozarela, o fiambre e uma seleção de cogumelos especialmente escolhidos por mim”, conta-nos Sergio Crivelli.



Se o seu gosto recair nas carnes, o chef nascido em Spoleto sugere a prova de um Scaloppine Al Funghetto, onde pontua uma seleção de cogumelos feita por Sergio Crivelli para acompanhar os escalopes de novilho envolvidos em manteiga, alho e vinho branco. “Um prato que vem à mesa acompanhado de massas salteadas e que, acredito, irá conquistar o paladar os amantes desta iguaria”, conclui o proprietário do Sergio Crivelli – Ristorante Italiano.


#must #itmustbegood #revistamust #cogumelos #gastronomia #sabores #menu #refeiçao #restaurante #SergioCrivelliRistoranteItaliano #Matosinhos