• CarlaRibeiro

Amor e Poder

De Cleópatra a Grace Kelly, dez histórias de amor e poder, escolhidas por Diana de Cadaval, que nos mostram como o amor tem muitas formas: umas vezes é avassalador, outras sangrento e sofrido, feito de interesses.

Amor e Poder, de Diana de Cadaval, Editora Manuscrito; 15,90 €

Cleópatra e Marco António protagonizaram uma história ainda mais tumultuosa do que as areias do deserto de que tanto gostavam. Joana, a Louca, e Filipe, o Belo, viveram um amor insano, que se prolongou para além da morte. Em morte, acabou a história de Henrique VIII e de Ana Bolena, tão trágica como a história de Henrique, rei de Navarra, e da princesa Margot, que, prometidos desde os três anos, veem a sua vida marcada pela Guerra de Religiões. Catarina de Bragança partiu com a esperança de uma vida feliz em Inglaterra, mas sozinha, num país estranho, viveu um amor não correspondido.


Maria Francisca de Saboia casou-se com dois irmãos, mas é no 1.º duque de Cadaval que encontra um conselheiro fiel. Carlota Joaquina é tudo menos fiel a D. João VI. Já Nicolau, o último czar da Rússia, e Alexis viveram um verdadeiro amor, a que só a morte conseguiu pôr um ponto final. Eduardo de Inglaterra deu a maior prova do amor que sentia por Wallis Simpson, ao abdicar do trono de Inglaterra. E Grace Kelly desempenhou o papel da sua vida ao lado do príncipe Rainier III.


Quem é Diana de Cadaval?

Diana, duquesa de Cadaval, nasceu em Genebra, na Suíça, e vive actualmente em Portugal, entre o Estoril e Évora. Formou-se em Comunicação Internacional na Universidade Americana de Paris e trabalhou na leiloeira Christie’s, em Londres.

Tem a seu cargo a actividade cultural do Palácio Cadaval, em Évora, o berço da família ducal há mais de seis séculos. Da agenda do palácio destaca-se o Festival Évora Clássica — desde 1994, hoje um festival de músicas do mundo —, as mostras anuais de arte contemporânea e o museu e a igreja, abertos ao público e um dos polos de atracção da capital alentejana.

Com o marido, o príncipe Charles-Philippe d’Orléans, duque d’Anjou, Diana de Cadaval tem participado em missões humanitárias na Etiópia, Cambodja, Sérvia e Egipto. Publicou com grande sucesso: Eu, Maria Pia, Maria Francisca de Saboia, Mafalda de Saboia e Palácios e Casas Senhoriais de Portugal.


#must #revistamust #itmustbegood #AmorePoder #Cleópatra #GraceKelly #históriasdeamorepoder #DianadeCadaval #historia #amor #editoramanuscrito #livro #book #ler #leitura #reading @it.must.be.good