top of page
  • Must Edição

Cuidados a ter com os seus animais na primavera

Com a chegada da nova estação, surge também o bom tempo, o aumento da produção de pólen e, consequentemente, as alergias que atingem não só os humanos mas também os patudos. Face a estes desafios, a Pétis, marca do Grupo Ageas Portugal, partilha alguns cuidados essenciais a ter em consideração para garantir e antecipar a Saúde e bem-estar dos seus pets.



A falta de consciência sobre a importância da prevenção e a criação de ambientes seguros, é um fator decisivo para a sobrevivência de cães e gatos. Durante o ano, todos os cuidados são cruciais para os manter saudáveis, mas é na Primavera que se tornam ainda mais prementes.


Alergias e Picadas de Insetos: É importante ficar atento a picadas de insetos, como abelhas e formigas, que podem causar reações alérgicas. No caso dos cães, estes podem manifestar-se através de ganidos e desenvolver inchaços graves nas zonas atingidas. Além disso, vermelhidão, irritação na pele, vómitos, diarreia e fraqueza também são sinais de alerta. É aconselhável que fale com um médico veterinário pois alguns cães e gatos podem desenvolver anafilaxia, chegando mesmo à possibilidade de sufocar.


Controlo de Parasitas: Com o aumento da temperatura, os parasitas tornam-se mais ativos. É essencial garantir que o animal tem a vacinação em dia, assim como o uso de coleiras, pipetas ou comprimidos, nomeadamente na prevenção contra pulgas e carraças, visto que o risco de infestações pode resultar em complicações de saúde significativas.  


Ingestão de Plantas Tóxicas: Com o crescimento das plantas surge uma maior exposição para o risco de ingestão acidental de substâncias nocivas. Desta forma, é importante estar atento ao tipo de plantas que estão ao alcance dos animais, em casa ou na rua, como por exemplo Tulipas, Narcisos, Aloé Vera, Tomate, entre outros.


Atividades ao Ar Livre: Esta altura do ano é um convite para atividades fora de casa e, por isso, existe a possibilidade de aumentar, ainda que gradualmente, o tempo de exercício e passeio, estimulando assim o bem-estar físico e mental dos animais. Contudo, é de evitar o passeio nas horas de maior calor e privilegiar zonas com sombras.


Desidratação: Face ao clima ameno e agradável, é fácil esquecer a importância da hidratação. No entanto, a Primavera pode aumentar a necessidade de consumo de água para os pets. Posto isto, é importante ficar atento a sinais de desidratação, como por exemplo boca seca, olhos fundos e letargia.


Comments


bottom of page