top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Fotógrafa Annie Leibovitz junta-se à IKEA em parceria inédita

Annie Leibovitz, reconhecida fotógrafa americana, assumiu o seu papel de artista residente IKEA em 2023. Leibovitz irá atuar como uma extensão fundamental à 9ª edição do relatório “A Vida em Casa” IKEA - o maior estudo dedicado ao tema no mundo - que será divulgado em Portugal em fevereiro de 2023.


O poder do trabalho de Annie Leibovitz reside na sua capacidade de revelar a vida interior das pessoas que fotógrafa, com quem interage em momentos e espaços íntimos. Isto distingue-a como a pessoa ideal para ser a artista residente para o relatório “A Vida em Casa” da IKEA. “A casa sempre foi importante no meu trabalho”, explica Leibovitz. “Tenho fotografado pessoas nas suas casas desde que comecei. É uma forma de perceber quem é realmente aquela pessoa. O conselho que dou aos jovens fotógrafos é fotografar as suas famílias. É uma das melhores maneiras de começar. Estou muito entusiasmada com esta parceria com a IKEA.”

Enquanto artista residente, Leibovitz irá viajar pelo mundo e fotografar pessoas nas suas casas em sete países diferentes: Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Suécia e Inglaterra. O objetivo será criar uma série de 25 retratos que destacam as nuances da vida em casa, criando um poderoso documento fotográfico inspirado no Relatório “A Vida em Casa”.

Como sempre, o relatório “A Vida em Casa” é um elemento fundamental do compromisso IKEA de evoluir continuamente, adaptando-se à realidade em constante mudança da vida em casa para as pessoas em todo o mundo. Os resultados e insights serão usados como inspiração para Leibovitz, de forma a criar retratos com nuances que revelem a maneira como as pessoas vivem hoje.

Marcus Engman, diretor criativo do grupo Ingka, revela: “Os resultados do estudo “A Vida em Casa” são um momento crucial todos os anos na IKEA. Ajudam-nos a concretizar a nossa visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. É por isso que estamos muito entusiasmados por nos juntarmos a Annie Leibovitz, uma verdadeira artista e pioneira, para virar a sua lente icónica para as vidas em casa que nem sempre vemos, e para as vozes que nem sempre ouvimos. Estamos ansiosos para trabalhar com ela ao longo de 2023 e envolver a próxima geração de artistas no processo.”

O estudo “A Vida em Casa” IKEA:

Realizado através de um questionário lançado em 37 países, incluindo Portugal, com a participação de mais de 37 mil pessoas, visitas a casas e a opinião de diversos especialistas, a 9ª edição do relatório “A Vida em Casa” da IKEA, será divulgado em Portugal, com dados locais, em fevereiro 2023.


bottom of page