• begoodmust

O Ano da Morte de Ricardo Reis

Atualizado: 3 de Set de 2020

É uma adaptação cinematográfica do romance homónimo de José Saramago. Com estreia nos cinemas a 1 de outubro, o filme realizado por João Botelho, conta no elenco principal com o ator brasileiro Chico Diaz (no papel de Ricardo Reis), Luís Lima Barreto (Fernando Pessoa) e com as atrizes Victoria Guerra e Catarina Wallenstein, entre outros.



‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ passa-se em Lisboa, em 1936, quando o médico Ricardo Reis regressa a Portugal depois de se ‘auto-exilar’ no Brasil mais de uma década. Entrelaçando a ficção com a história, José Saramago concebeu um encontro particular, o do defunto Fernando Pessoa, com este heterónimo. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível guerra civil espanhola e do Estado Novo de Salazar.  Pessoa e Reis são dois lúcidos observadores da agonia de um tempo, tão similar ao que vivemos, onde ascendem os populismos e os totalitarismos. Nessa relação intrometem-se duas mulheres, Marcenda (Victoria Guerra) e Lídia (Catarina Wallenstein), as paixões platónicas, carnais e impossíveis de Ricardo Reis.


Produzido pela Ar de Filmes, com distribuição pela NOS Audiovisuais, ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ é uma alegoria que tem como pano de fundo a afirmação do Estado Novo. Para estar à altura deste notável romance do realismo fantástico, João Botelho decidiu filmar a preto e branco, criando um ambiente verosímil, onde os personagens se vão movendo, aflitos ou entusiasmados.


Elenco Principal:

Chico Diaz - Ricardo Reis

Luis Lima Barreto – Fernando Pessoa

Catarina Wallensteien – Lídia

Victoria Guerra – Marcenda

João Barbosa – Victor

Rui Morisson - Dr. Sampaio (pai de Marcenda)

Hugo Mestre Amaro – Salvador (gerente do hotel)


#must #itmustbegood #revistamust #cinema #filme #estreia #josesaramago #ricardoreis #OAnodaMortedeRicardoReis