• begoodmust

As Doenças do Brasil

Atualizado: Set 20

No próximo dia 23 de setembro, a Porto Editora faz chegar às livrarias o novo e muito esperado romance de Valter Hugo Mãe. Quase um ano depois da publicação de Contra Mim, com o qual venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, e cinco anos depois de Homens Imprudentemente Poéticos, o autor apresenta uma delicada visão de um Brasil passado.



Nas ilhas dos três mares, terras dos gentis abaeté, a “fera branca” não chega senão para guerrear. Das pelejas e das incursões pela larga Amazónia procuram escravos e fortunas, matando todos quantos não podem ser subjugados. Desta violência e do estupro de uma indígena, nasce Honra, que haverá de ser guerreiro branco e ferida sempre visível da história desta comunidade. Até que pelas duas aldeias, um semelhante espírito ímpar aparece. Meio da Noite, negro, rapaz fugido do jugo da escravidão, haverá de ser guerreiro noturno, educado para os modos abaeté por Honra. Juntos crescem e aprendem, “os feios”. Juntos firmam um compromisso para uma ideia de defesa da comunidade.


Numa exuberante aventura das palavras em busca da hipótese de paz, o autor cria uma inesquecível história de resistentes, escrita com a violência e fascínio de um poema que busca o fulgor da realidade. A celebrar 25 anos de edição, As doenças do Brasil é um marco no percurso literário de Valter Hugo Mãe.


#must #itmustbegood #revistamust #livro #book #ler #leitura #ValterHugoMãe #portoeditora #AsDoençasdoBrasil