• begoodmust

As Sete Marias que Matavam Franceses

É o título do novo romance do escritor Domingos Amaral que a Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 21 de junho. As invasões francesas voltam a ser o tema da nova obra após a publicação, no ano passado, com enorme sucesso, de “Napoleão Vem Aí!”.



O escritor foca-se agora na segunda invasão francesa. Em março de 1809, o marechal Soult entra com as tropas de Napoleão por Chaves e dirige-se ao Porto, lançando o terror no Norte de Portugal. Com receio de que a sua quinta em Amarante seja também assaltada, as sete filhas ilegítimas do general Galopim regressam à casa onde sempre viveram para a defen­derem dos franceses.

Vindas de Lisboa, onde tentavam convencer o pai a perfilhá-las, as sete marias – Ma­ria do Céu, Maria dos Anjos, Maria das Dores, Maria da Fé, Maria da Glória, Maria do Amparo e Maria Madalena – preparam-se para lutar, enquanto o pai, o general Galopim, é colocado no Porto a chefiar os exércitos portugueses.

Porém, apesar dos esforços das tropas nacionais, junto das quais lutam o capitão Lobo, Frei António e milhares de populares, o Porto não resiste ao poderoso exército francês. Derrotados, enquanto esperam pela chegada dos ingleses, os portugueses têm de fugir das pilhagens e dos massacres que fustigam as povoações do Norte, executados pelo mais cruel dos generais franceses, Loison, o célebre Maneta, que já aterrorizara Portugal durante a primeira invasão, e que é ajudado por um famoso assassino de mulheres, o Príncipe de Salm.

E será em Amarante, que Loison tenta conquistar e que Salm aterroriza, onde as sete marias, ajudadas pelo capitão e pelo frade, irão ficar célebres por terem defendido a sua terra com bravura, matando a tiro muitos soldados napoleó­nicos e resistindo com tremenda coragem aos assassinos franceses que as perseguem.


#must#itmustbegood #livro #book #leitura #historia #AsSeteMariasqueMatavamFranceses #romance #DomingosAmaral #CasadasLetras