• begoodmust

Astória estreia jantar vínico com Real Companhia Velha

O reencontro com a gastronomia e o vinho está reservado para o dia 25 de novembro naquele que permanece como o refúgio privilegiado no coração da Baixa do Porto – o Restaurante Astória. O convite para a prova dos vinhos selecionados da Real Companhia Velha estende-se à mesa com a degustação de pratos exclusivos, propostos pelo novo Chefe Executivo, Tiago Sales.



Uma experiência que se prolonga por cinco pratos e cinco vinhos, conduzida pelo enólogo e anfitrião da noite Pedro Silva Reis, que irá partilhar, na primeira pessoa, as histórias e curiosidades que compõem os vinhos produzidos nas propriedades da família.

E porque este é, sobretudo, um jantar para celebrar, os primeiros momentos iniciam-se com um Espumante RCV, a acompanhar os canapés de influência mediterrânica, como Ajo Blanco e o Taco de camarão, abacate e tomate desidratado. Aberto o apetite, segue-se a entrada com Cavala semi-curada, cous cous de couve-flor, puré de couve-flor e pickle de pepino, harmonizada com o primeiro Alvarinho produzido no Douro, mais concretamente, na Quinta de Cidrô, que se tem afirmado como o palco de experimentações vitivinícolas para toda a região.

Para os pratos principais, a primeira escolha permanece sobre os sabores da costa portuguesa com uma Corvina com puré de aipo, berbigão, molho de bivalves e agrião, numa harmonização inesperada, mas promissora com um monocasta de Touriga Nacional, também desenhado pela terroir da Quinta de Cidrô. Na carne, o Chefe Tiago Sales apresenta uma Cabidela de frango com supremo de frango cozinhado a vapor, que será envolvido pelo ex-líbris dos vinhos da Real Companhia Velha, o Carvalhas Vinhas Velhas.

A experiência não termina sem a prova do prato doce da ocasião: Flôr de Laranjeira, Mel e Bolacha, ao bom ritmo de um Porto Colheita 1980 (ou mais recente), fazendo jus à ligação secular do produtor à tradição do Vinho do Porto.

Com o início apontado para as 20h, o Jantar Vínico no Astória tem o valor de 85€ por pessoa (com a seleção de vinhos incluída). O momento contará com a presença do enólogo Pedro Silva Reis e estará limitado a 30 pessoas, pelo que se recomenda reserva antecipada através do contacto 22 003 5600. Este é apenas o primeiro de uma série de jantares vínicos que o restaurante irá receber com diferentes produtores em novas datas a anunciar.

#must #itmustbegood #revistamust #jantarvinico #porto #RestauranteAstória #gastronomia #sabores #realcompanhiavelha #refeiçao