Se é uma das pessoas que gostava de entrar no mundo encantado dos livros ou de começar a ler com mais frequência, o Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa, partilha algumas dicas para ajudar a aumentar o seu ritmo de leitura.
O estudo de 2023, Book 2.0, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e da GfK, refere que os portugueses estão a ler cada vez mais.
Ler num ambiente calmo – sempre que tiver vontade de ler ou oportunidade para o fazer, procure fazê-lo num sítio calmo, confortável e sem distrações. Assim, pode concentrar-se apenas na leitura e deixar-se envolver pela história.
Definir pequenos objetivos – para conseguir ler mais e ter um ritmo de leitura, é importante que comece por definir pequenos objetivos. Pode, por exemplo, definir que todos os dias vai ler dois capítulos, vinte páginas ou ler, pelo menos, durante 30 minutos. Veja o que funciona melhor para si.
Apostar em e-books e audiolivros – os e-books e os audiolivros são um excelente complemento, ou mesmo alternativa, aos livros físicos. Os e-readers são leves e fáceis de levar para qualquer lado, sendo ideal sempre que tiver um tempinho para ler. Os audiolivros, por outro lado, permitem-lhe fazer outras coisas ao mesmo tempo, por exemplo, cozinhar, fazer exercício físico, limpar a casa, entre muitas outras coisas.
Andar sempre com um livro – se prefere o formato físico, ao digital, o melhor é andar sempre com um livro atrás de si. Desta forma, sempre que tiver um tempo livre, pode sempre pegar no livro e ler algumas páginas.
Escolha livros e géneros que goste – se quer ler mais, é importante ler livros e géneros que gosta e que mais captam o seu interesse. Caso aconteça começar a ler um livro que depois não gosta, não tenha problema em não o terminar e passar para outro. Ler um livro que não gosta pode tornar o processo de leitura maçador, em vez de prazeroso, o que irá, certamente, atrasar o ritmo de leitura.
#must #itmustbegood #ler #leitura #livros #ClubedeAutores #gostardeler #leituraemdia #AssociaçãoPortuguesadeEditoreseLivreiros
Comments