• begoodmust

Chegaram os 3 azeites da Quinta de Lemos mesmo a tempo da consoada

Este ano, o azeite da Quinta de Lemos chega finalmente ao mercado, em três versões de ouro líquido – Galega, Arbequina e Cobrançosa -, para que todos os portugueses o possam descobrir – quem sabe, já à mesa desta Consoada.



Desde 2014 que o olival da Quinta de Lemos, composto por 7 hectares e aproximadamente 2500 oliveiras, começou a ser desenvolvido. Mas só em 2017 iniciou a produção de azeite nesta quinta do Dão. Atualmente, a produção média é de 3000 garrafas por ano.

À semelhança das vinhas, também o olival é tratado dentro de um programa de proteção integrada, mantendo todo o respeito pela natureza e o meio ambiente. Para contribuir ainda mais para esta causa ambiental, deis hectares do olival estão a ser reconvertidos para agricultura biodinâmica.


Azeites extra-virgens

Na altura da apanha, em outubro e novembro, as azeitonas são colhidas à mão e processadas num período máximo de 24 horas, para preservar toda a frescura e qualidade. A colheita é feita manualmente nas árvores de pequeno porte (Arbequina, Verdial), e nas árvores de maior porte é usada uma ferramenta vibratória nos galhos, que não danifica nem parte os ramos das oliveiras. As azeitonas são colocadas em caixas até 15 kg e transportadas para o lagar, onde o azeite é extraído por processos estritamente mecânicos e a frio.

Todos os azeites da Quinta de Lemos são extra-virgens e têm uma acidez muito baixa, que varia entre 0,09 e 0,12.


A partir deste ano, os azeites Quinta de Lemos podem ser apreciados por todos, quer na sua versão de garrafa individual (preço: 19€), quer na sua versão de caixa com três garrafas (preço: 49€).

Alguns pontos de venda onde pode encontrar estes azeites são a Garrafeira Symposio, em Coimbra, a Garrafeira Feira do Vinho, em Almancil, a Finos segredos, em Vale de Cambra, a Garrafeira/Restaurante 3 pipos, em Tondela ou a Garrafeira Ideal, na Caranguejeira, entre outros.

#must #itmustbegood #revistamust #azeites #quintadelemos #dao #azeitesquintadelemos #gastronomia #sabores #refeiçao #ouroliquido #tempero #azeitedodao