top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Azulejos tradicionais transformam Havaianas em obras de arte

Até 11 de dezembro, há uma nova exposição para visitar em Lisboa: Havaianas transformadas em obras de arte pelas mãos do artista visual português Diogo Machado, mais conhecido como Add Fuel. Numa colaboração inédita e com uma vertente solidária, a mostra está patente no Museu Nacional do Azulejo.


O artista, que já viu o seu trabalho apresentado em exposições individuais e coletivas em galerias e museus de renome, desenvolveu dois padrões exclusivos que têm como base um trabalho de pesquisa (formal e de construção) sobre azulejaria tradicional portuguesa de padrão. Foi assim que nasceram os padrões AZSLIM e AZTOP — aplicados nas tradicionais e populares Havaianas Slim e Top.

O padrão AZSLIM tem por base o clássico e delicado Padrão Camélia (com data de criação entre 1660/1680) e conta com muitos mais detalhes e elementos inesperados, tornando-se num novo padrão fluido, vibrante e igualmente elegante. Por um mero acaso que acabou por fazer todo o sentido, o padrão original sobre o qual AZTOP é baseado foi encontrado nas ruas de Lisboa, na Rua do Arco da Graça.


O meu intuito com esta reinterpretação e desenvolvimento artístico é de transmitir algo muito mais humano — a capacidade de nos prendermos ao que é nosso, português e tradicional —, mas também explorar visualmente a capacidade tão humana de aceitamos a mudança”, refere o artista Diogo Machado.


Estes chinelos únicos no mundo podem ser vistos no Museu Nacional do Azulejo, que alberga uma coleção de referência internacional e se juntou a esta que é também uma causa solidária, já que, durante a exposição, até a 11 de dezembro, os pares AZSLIM e AZTOP estarão a ser leiloados na página de Instagram de Add Fuel. A base de licitação destas obras de arte é de 1500€.

O valor das licitações será entregue na totalidade à Casa de Acolhimento Mão Amiga, que foi escolhida em conjunto pela marca brasileira e por Add Fuel, que procuram ajudar a organização no seu nobre trabalho enquanto instituição e casa de acolhimento para crianças. Na exposição, está disponível um QR Code que remete para o leilão.

“Esta colaboração inédita com um artista português é a nossa homenagem a um mercado onde a Havaianas tem o estatuto de love brand, o que nos deixa muito orgulhosos”, afirma Olenka Ibarretxe, General Manager para o mercado Iberia na Havaianas. “O resultado final são duas obras de arte nas quais a Havaianas é parte integrante, permitindo-nos surpreender o consumidor e, ao mesmo tempo, poder apoiar uma instituição, o que torna esta iniciativa ainda mais especial“, acrescenta.


bottom of page