• begoodmust

Não são batatas fritas... são bananas!

Feche os olhos. Consegue imaginar estar a comer batatas fritas que... - já pode abrir - afinal são fruta? O petisco que está a conquistar os portugueses é feito de banana. Melhor: bananas da ilha da Madeira. Todos os dias, em pequenas propriedades locais da ilha, são colhidas manualmente as bananas mais frescas que servem de matéria-prima a este delicioso snack.


Depois, são transportadas para a fábrica próxima das plantações. O transporte de curta distância é propositado, de forma a que a frescura se mantenha. Já na fábrica, são cuidadosamente descascadas e cortadas em rodelas finas. Assim, ao serem cozinhadas, atingem uma crocância inigualável. Por fim, são temperadas com sal marinho.

Todo este processo muito manual, garante que o sabor natural não se perca. Uma combinação idílica entre o sabor tropical e intenso destas bananas com a crocância dos snacks de que tanto gostamos.

Os benefícios da banana são inegáveis: são ricas em potássio e magnésio, ótimos aliados para a saúde muscular; são também ricas em fibra, que ajuda na sensação de saciedade e na regulação intestinal; é também constituída por carboidratos, fonte de energia.


A Urban Foods, é uma marca portuguesa, que pretende criar valor para a economia do país, ao apoiar também a produção nacional com a utilização de matéria-prima de comunidades locais para o desenvolvimento de um dos seus produtos mais inovadores: as Bananas Chips, que as fundadoras da marca gostam de chamar de a sua versão de batatas fritas.

Maria Villas-Boas, fundadora da marca, tem formação em Gestão e mais de 15 anos em retalho. A sua última experiência antes da sua aventura empreendedora na Urban Foods, foi na Sonae onde trabalhou como responsável comercial da Área Saudável dos supermercados Continente e onde abriu os primeiros supermercados Go Natural.


No início deste ano, a Marta Lousada juntou-se à Urban Foods como co-founder e CMO. Com formação em Gestão e Marketing, e depois de mais de 10 anos de experiência em retalho e negócios online. Uma boa parte da sua experiência foi também na Sonae onde lançou e geriu a loja online da insígnia Well’s até 2017, ano em que sai para a Sephora para lançar a loja online. Até ao início deste ano, Marta esteve responsável por fazer crescer o negócio online da Sephora em Portugal, bem como pelo marketing digital e pelas redes sociais.



As duas fundadoras conheceram-se na Sonae, e desde logo perceberam que um dia iriam trabalhar juntas. É em 2021 que levam o sonho avante. Duas mulheres empreendedoras que deixaram para trás os seus empregos estáveis em grandes empresas, para criar o seu negócio com um propósito em que acreditam: comida boa não deve ser um luxo, mas sim estar acessível a todos independentemente da sua condição.


Ambas as fundadoras veem nos snacks uma via para ter um impacto positivo que se traduz numa mudança de hábitos. Maria é apaixonada por cozinha e é quem faz magia nas receitas dos petiscos da Urban Foods. Para Maria este processo criativo e de inovação “passa por dar uma oportunidade a ingredientes ricos nutricionalmente, mas pobres em sabor, transformando-os em snacks com as características que todos sonhamos - saborosos, indulgentes e crocantes”. Para Marta o io-io de dietas e restrições alimentares não é bom para a nossa saúde. “Não acredito que seja com fundamentalismos que consigamos mudanças permanentes. Já passei por fases em que comia com muitas restrições e depois, com um pico de trabalho, lá ia eu atacar umas batatas fritas ou um chocolate da máquina de snacks. Se abdicarmos do prazer que a comida nos dá, a asneira que vamos fazer depois é maior”.

#must #itmustbegood #revistamust #UrbanFoods #snacks #banana #bananadamadeira #saúde #bemestar #urbanfoodssnacks #nutrição #vidasaudavel