• CarlaRibeiro

Livraria Bertrand do Chiado é “Loja com História”

A livraria Bertrand do Chiado acaba de receber o reconhecimento e distinção de «Loja com História» atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.

A livraria mais antiga do mundo, reconhecida pelo Guinness World Records, consta da mais recente lista do programa municipal «Lojas com História». Este programa, criado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2015, tem como prioridade trabalhar com o comércio tradicional e histórico de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar estes estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro lado, dinamizar e reativar a actividade comercial, essencial para a sua existência.


«A Livraria Bertrand do Chiado, que está, desde 1732, indelevelmente ligada à história do livro em Portugal, não é apenas a livraria mais antiga do mundo, sendo também a bandeira da maior rede de livrarias do nosso país. Assumindo esta enorme responsabilidade, a Livraria Bertrand do Chiado acarinha e desenvolve continuamente o que reconhece ser o seu papel de agente dinamizador de cultura, quer através da disponibilização de um catálogo de títulos com uma abrangência e profundidade pouco comuns, visando garantir aos leitores o acesso a uma oferta eclética, desde “os títulos do momento” àqueles que, apesar da sua reconhecida importância, tendem a ser preteridos nas estantes, quer através da promoção de uma agenda cultural muito diversificada e dinâmica, contemplando eventos de apresentação de livros, sessões de autógrafos, debates e tertúlias literárias, para além de clubes de leitura.», afirma Paulo Oliveira, CEO da Livraria Bertrand. «É com muito orgulho que vemos a Livraria Bertrand do Chiado associada a esta iniciativa, o que, estamos certos, também enriquece um programa indubitavelmente importante para a dinamização do comércio da cidade e para a preservação do seu património material, histórico e cultural».


Saiba mais sobre o programa Lojas com História no site oficial.


A mais antiga do mundo em funcionamento

Fundada em 1732, por Pedro Faure, de origem francesa, a primeira livraria Bertrand abriu portas na Rua Direita do Loreto, no Chiado, e mantém-se desde a segunda metade do século XVIII nos n.ºs 73-75 da Rua Garrett para onde se transferiu por força do Grande Terramoto de 1755. Cada livraria é concebida a pensar no público-alvo a que se destina, tendo em conta a sua localização. Assumindo a vocação de ser um espaço de encontro e de cultura, todas as lojas têm uma personalidade própria, promovendo diferentes actividades – leituras, sessões de autógrafos, tertúlias, exposições, lançamentos, entre outros.

O Guinness World Records reconheceu a Livraria Bertrand do Chiado como a mais antiga do mundo em funcionamento.


www.bertrand.pt


#must #itmustbegood #revistamust #BertrandLivreiros #Bertrand #maisantigalivrariadomundo #lojascomhistoria #lisboa #lisbon #camaramunicipaldelisboa #cultura #leitura #LivrariaBertranddoChiado #livrariasportuguesas #livros #chiado @it.must.be.good