• begoodmust

BIC ® Cristal® faz 70 anos e é a esferográfica mais vendida do mundo

Atualizado: Mar 9

70 anos depois, o sucesso continua e a esferográfica BIC® Cristal® é a mais vendida no mundo e tornou-se num produto emblemático que acompanhou o dia-a-dia de muitas gerações, que a utilizaram para escrever, desenhar ou mesmo para rebobinar cassetes durante os 80 e 90.

A história da BIC começa nos subúrbios de Paris, onde Marcel Bich trabalhou incansavelmente para desenvolver a esferográfica ideal. Para fazer isso, ele tinha uma visão clara: proporcionar uma experiência de escrita suave e sem esforço. A sua busca pela perfeição levou-o a ser o primeiro a usar ferramentas de relojoaria de precisão para fabricar canetas. No final do ano de 1950 nasceu a esferográfica BIC® Cristal®: a primeira esferográfica de alta qualidade ao alcance de todos.


A BIC® Cristal® parece extremamente simples, mas é uma esferográfica multifuncional e está considerada como o objeto de escrita à mão com o melhor design do mundo. Desde a sua comercialização no ano de 1950 que a BIC® Cristal® não mudou a sua aparência, exceto para integrar o orifício na tampa para evitar risco de asfixia.

Desde o seu início nenhuma concessão foi feita e nada foi deixado ao acaso para garantir que os consumidores recebam uma esferográfica fiável e de alto desempenho, que oferece o mesmo prazer de escrever da primeira à última linha. Para conseguir esta excelente qualidade realizaram-se mais de 70 controles em todo o processo de fabricação.

O design único da BIC® Cristal® destaca-se pela sua ponta esférica: cada ponta é polida com pó de diamante durante cinco dias para que fique perfeitamente redonda. Além disso, o logotipo BIC® faz referência especificamente a esta ponta da bola.



São muitas as características e curiosidades que fazem das esferográficas BIC® uma referência. Na verdade, os componentes exatos da tinta de uma esferográfica BIC® são um segredo bem guardado. Como outras curiosidades, o tubo não é totalmente preenchido para que a tinta possa expandir-se com o calor; e as BIC® Cristal® também possuem um orifício no corpo que cria o mesmo nível de pressão dentro e fora da esferográfica, permitindo que a tinta escorra em direção à ponta. Além disso, as esferográficas BIC® Cristal® são reconhecidas como as mais duradouras e é verdade, pois o comprimento da sua escrita é de 3 km.



É também conhecida como a “esferográfica” com o melhor design do mundo e faz parte da coleção permanente do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e também da coleção do Centro Pompidou de Paris. Ao mesmo tempo é um dos poucos produtos que podem ser encontrados em quase os lares do mundo e usados por uma infinidade de pessoas. Na verdade, a BIC® Cristal® é usada por estudantes, escritores e escritoras de reconhecido prestígio, bem como por políticos, governantes, atores e atrizes, jornalistas e em vários atos de escrita realizados por qualquer pessoa no mundo. Seria difícil encontrar alguém que nunca escreveu com uma BIC® Cristal®.

Embora quase não tenha mudado em 70 anos, a gama evoluiu para mais de 60 modelos e 15 cores. Para comemorar o aniversário, a BIC planeia um novo lançamento a nível mundial na primavera que representará toda uma inovação para a marca e para a indústria das canetas.


#must #itmustbegood #revistamust #esferografica #BicCristal #escrever #70anos #canetas #canetaBIC #estudantes #escritores