• begoodmust

Este ano faça o Bolo Rei em casa

No Natal é obrigatório ter o Bolo Rei à mesa. Que tal meter as mãos na massa e surpreender a família com uma receita feita por si? O segredo está no fermento...

Para esta receita de Bolo Rei, já algo que não pode dispensar: a utilização do fermento Fermipan, o único produto que confere a estabilidade da cozedura, sem qualquer tipo de imprevistos. Este fermento vem em saquetas, de modo a conservar todas as propriedades da levedura e garantir os melhores resultados dos seus cozinhados; é um fermento seco instantâneo que não contém glúten e é ideal para máquinas de fazer pão. Indispensável nesta receita, é de fácil utilização, podendo ser adicionado diretamente à farinha.



Receita de Bolo Rei, por Cozinha da Flosinha

Ingredientes (para dois bolos): - 700 g de farinha de trigo; - 20 g de fermento Fermipan; - 1 dl de água morna; - 150g de manteiga; - 175g de açúcar; - Raspa de 1 limão; - Raspa de 1 laranja; - 4 ovos; - 2 cálices de vinho do Porto; - 150g de frutas cristalizadas; - 150g de frutos secos.

Para decorar: - Frutas cristalizadas a gosto; - Geleia; - 1 ovo batido.


Preparação:

  1. Primeiramente, cortam-se as frutas cristalizadas e secas em pedaços pequenos. De seguida, peneira-se a farinha e retira-se uma chávena. Junta-se o fermento Fermipan à farinha reservada e, posteriormente, adiciona-se a água morna. Deixa-se levedar 15 minutos num local quente.

  2. Depois, bate-se a manteiga com o açúcar, as rapas de laranja e de limão, os ovos inteiros e o vinho do Porto. Junta-se este preparado à massa com o fermento e a restante farinha. Amassa-se bem e sova-se até ficar uma massa elástica. Adiante, adicionam-se os frutos que se cortaram, forma-se uma bola e deixa-se levedar durante 5 a 6 horas, bem tapado e em local temperado.

  3. Formam-se os bolos que se colocam num tabuleiro untado e deixa-se levedar por mais 1 hora (para que o buraco central não feche, podemos colocar um copo, até à hora de colocar no forno). Entretanto, pré aquece-se o forno a 180ºC, por 10 minutos.

  4. Por fim, barra-se os bolos com o ovo batido e enfeita-se com as frutas (sendo que estas têm de ficar, anteriormente, de molho no vinho do Porto). Põem-se uns montinhos de açúcar (ou torrões) nos intervalos das frutas e leva-se ao forno a cozer durante 35 a 45 minutos. Depois de cozido, pincela-se com a geleia, para dar brilho. Pode-se, ainda, polvilhar com açúcar em pó ou enfeitar com fios de ovos.

#must #itmustbegood#revistamust #bolorei #receita #Fermipan #fermento #culinaria #cozinha #natal #receitadebolorei #farinha #massa #amassar