top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Os vinhos que se servem neste wine bar na Foz do Porto são de pequenos produtores

Experimentar novos vinhos, partilhar sabores e conversas num ambiente descontraído, que coloca numa moldura viva o horizonte azul do mar da Foz do Douro. Esta é a proposta do Botella Food & Wine, o mais recente wine bar do Porto, situado na emblemática Avenida Brasil, uma das mais bonitas avenidas da cidade.

Aqui privilegiam-se os vinhos de pequenos produtores, diferentes daqueles que se encontram nas grandes prateleiras, acompanhados de petiscos saborosos e descomplicados. “Inspiramo-nos num conceito que é muito comum em Espanha, de espaços que conseguem gerar, naturalmente, um convívio informal e animado à volta da mesa e onde, de forma espontânea, se partilham conversas e sabores. Daí a origem do nome `Botella ́ ”, explica Diogo Magalhães Ferreira, um dos responsáveis pelo espaço, juntamente com o sócio João Monteiro. A grande janela com vista para o mar, que faz a ligação do wine bar com o exterior, é propícia a essas reuniões espontâneas e é frequente surgirem pedidos feitos a partir da rua.

A carta de vinhos conta, neste momento, com 75 referências, entre brancos, tintos, rosés e espumantes, todos disponíveis a copo ou em garrafa. Entre as sugestões estão, maioritariamente, vinhos nacionais, das várias regiões do país, sendo também possível encontrar propostas de vinhos espanhóis, italianos e franceses. Todos eles obedecem ao mesmo critério: são provenientes de pequenas produções, cuidadosamente selecionadas por Diogo Magalhães Ferreira: “Queremos dar a conhecer aos nossos clientes uma oferta alternativa, de excelente qualidade. Apostamos numa série de nomes ainda pouco conhecidos e numa seleção variada, de forma a podermos ter sugestões que vão ao encontro do perfil de cada um. Procuramos, sempre que possível, fazer esse aconselhamento personalizado”, revela. A seleção da carta do Botella dá ainda destaque aos vinhos naturais e biológicos, produtos que têm vindo a conquistar um crescente número de apreciadores.

Quanto aos petiscos, a carta de verão é composta por propostas frescas e pouco complexas, onde a qualidade dos produtos fala por si. Para acompanhar o seu copo de vinho, os clientes têm opções variadas como pratos de queijo e enchidos, bacalhau fumado, carpaccios de carne ou de polvo, tártaros diversos ou tacos, entre outras sugestões. Também aqui houve uma escolha minuciosa dos fornecedores, para assegurar que a qualidade dos pratos acompanha a qualidade dos vinhos. O peixe fresco vem da Peixaria by Euskalduna, do reconhecido chef Vasco Coelho Santos, os fumados chegam da Carpier e o presunto é fornecido pela tradicional casa Castro y González. Em comum, todos estes fornecedores partilham o respeito pela natureza dos produtos e a preferência por práticas de produção sustentáveis.

Aos almoços e jantares há também uma sugestão diária de um poke bowl e de uma salada. Nas sobremesas, a estrela é “O Melhor bolo de chocolate do mundo”, uma iguaria já famosa que os responsáveis do wine bar decidiram integrar na carta, assumindo também a sua distribuição em toda a zona norte do país.

O Botella conta ainda com uma loja onde disponibiliza, para venda ao público, muitas das propostas da sua carta. De igual forma, todos os vinhos servidos no wine bar podem ser adquiridos, a preço de loja. A ideia é que as pessoas possam replicar nas suas casas, de forma o mais aproximada possível, a experiência vivida no Botella. Para isso, podem contar com aconselhamento e sugestões de harmonização e com um conjunto de dicas de confeção e apresentação dos produtos. Oferecendo um ambiente despretensioso e confortável, o Botella apresenta-se com uma decoração divertida, onde é impossível ficar indiferente às peças icónicas que ornamentam as paredes: uns lábios, um nariz e uma mão que segura uma garrafa de vinho, em tamanho XL, que apelam à exaltação dos principais sentidos que aqui são colocados à prova: o paladar curioso, o olfato atento e a sensibilidade do tato, todos eles essenciais para explorar as várias sensações que podem ser vividas neste local. Encerrando portas apenas à terça-feira, o wine bar vai ainda apostar na realização regular de provas de vinhos, com produtores convidados, disponibilizando também o seu espaço para acolher eventos privados, à porta fechada. CONTACTOS: Rua do Padrão, 8 – Foz do Douro | Porto Tel: 910 539 999


bottom of page