top of page
  • CarlaRibeiro

Brasil abre as portas aos nómadas digitais

Os nómadas digitais são uma das mais recentes tendências atuais em vários países. No Brasil, estabeleceram-se regras para a concessão de visto e autorização de residência temporária para imigrantes sem relação de trabalho estabelecida no Brasil e cuja atividade profissional possa ser desenvolvida de forma remota - os chamados nómadas digitais - pelo prazo de até um ano, prorrogável por igual período.



Atualmente, pouco mais de 40 países possuem visto e condições específicas para nómadas digitais, e o Brasil é um deles.

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo dá a conhecer alguns dos locais onde os nómadas digitais se podem estabelecer e que prometem experiências diferentes para estes trabalhadores:


 

1 – João Pessoa – Paraíba



João Pessoa está no topo da lista das cidades mais bem preparadas do Brasil para receber os nómadas digitais, dada o custo de vida, as atrações que oferece e a velocidade de conexão com a internet. Considerada um destino turístico tranquilo, a cidade possui condições geográficas privilegiadas dada a sua proximidade a Natal, Recife e Campina Grande.

A cidade portuária e capital do estado de Paraíba é conhecida como “Porta do Sol” por estar localizada no ponto mais oriental do Brasil. João Pessoa é o principal centro comercial regional de produção de artesanato, incluindo cerâmica, bordado e crochê. A cidade recebe a maior feira regional dedicada ao artesanato e é considerada Cidade Criativa pela UNESCO.

João Pessoa é casa de uma das maiores praias urbanas mais bonitas do Brasil, Tambaú e Cabo Branco ao Sul. Do extremo norte da praia do Cabo Branco, há uma série de barcos que fazem o transporte até ao recife do Picãozinho ou a Areia Vermelha.

Como chegar:

O Aeroporto Internacional de João Pessoa fica a 25 km da cidade. Para voos internacionais pode considerar voar para os aeroportos de Recife, Natal ou Maceió. A partir deste, pode apanhar um autocarro ou carro privado até João Pessoa.

 

2 – São Paulo – São Paulo



São Paulo é uma das maiores potências em história, economia, cultura e turismo. A sua construção, feita por migrantes de outras regiões do território nacional e imigrantes de vários países, torna São Paulo a cidade mais cosmopolita do Brasil.

A capital, que possui o mesmo nome do estado, possui inúmeras salas de cinema, teatros, centros culturais, museus, edifícios históricos, parques e galerias de arte. A vida noturna de São Paulo é um retrato da cidade: frenética, criativa e democrática. A capital paulista já foi eleita como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas e diversões noturnas. A cidade também é consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, com uma oferta diversa de cozinha refinada.

Como chegar:

O Aeroporto Internacional de São Paulo recebe voos internacionais diretos de várias cidades.

 

3 – Florianópolis – Santa Catarina



A capital do Estado de Santa Catarina é conhecida como Ilha da Magia, dada a beleza que encanta cada um dos seus visitantes. Floripa, maneira carinhosa como os moradores chamam à cidade, divide-se em duas partes: uma ilha costeira e a pequena península continental que formam a cidade. As duas são unidas pela ponte Hercílio Luz, uma das principais atrações do local.

Com cerca de 100 praias, a região é perfeita para quem gosta de desportos aquáticos. A forte influência dos colonizadores portugueses é identificável na arquitetura, culinária e nas manifestações culturais e religiosas de Floripa. Parte da cidade é área de preservação ambiental, com praias cercadas por morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica.

O surf é um dos destaques da cidade, reconhecido como um local icónico para a prática do desporto no Brasil, Floripa é palco de campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. As praias mais procuradas pelos surfistas são a Joaquina e a Praia Mole.

Como chegar:

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, recebe voos nacionais e internacionais.


 


Como solicitar o visto

Para solicitar o visto, o interessado deverá apresentar à autoridade consular os seguintes documentos, entre outros que possam vir a ser exigidos pelas autoridades brasileiras:

  1. IDocumento de viagem válido ou outro documento que comprove a sua identidade e a sua nacionalidade, nos termos dos tratados de que o País seja parte;

  2. Seguro de saúde válido no território nacional;

  3. Comprovativo de pagamento de emolumentos consulares;

  4. Formulário de solicitação de visto preenchido;

  5. Comprovativo de meio de transporte de entrada no território nacional;

  6. Atestado de antecedentes criminais expedido pelo país de origem ou, a critério da autoridade consular e de acordo com as peculiaridades do país onde o visto foi solicitado, ou documento equivalente;

  7. Documentos que comprovem a condição de nómada digital.

Como fazer o registo?

O registo, com a emissão de Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), é obrigatório para imigrante portador de visto temporário ou titular de autorização de residência temporária. O imigrante que ingressar no Brasil portando visto temporário deverá solicitar o registo em qualquer unidade da Polícia Federal no prazo de 90 dias após a chegada no País.

O imigrante que obtiver a autorização de residência temporária no Brasil terá o prazo de 30 dias, após a publicação do deferimento, para solicitar o registo na unidade da Polícia Federal de seu domicílio.

Mais informações aqui!


#Must #itmustbegood #nómadasdigitais #Brasil #Embratur #Turismo #Brasil #brasilia #brasileira #brasilian #brasileiro #Brasile #brasileiras #brasileirao #brasilien #brasilnature #brasilfolk #brasileiros #brasileir #brasilianboy #brasilemfotos #brasiliadf #brasilidade #brasilclique #Brasilride #brasiltattoo #ExpatsBrasil

bottom of page