top of page
  • Must Edição

Faça férias desportivas em Viana do Castelo junto ao mar, ao rio e à serra

Marcado pela beleza das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa, Viana do Castelo é um concelho que tem deslumbrantes paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra, perfeitas para passar umas férias desportivas junto à natureza.



O turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância neste território, que tem sabido preservar e divulgar as suas inúmeras riquezas naturais. Viana do Castelo conta com um conjunto de ecovias, trilhos e paisagens naturais que justificam em pleno uma demorada visita, seja para a prática desportiva, para o lazer ou para meros momentos de descanso.

A pensar nisso foi lançado o projeto municipal Breathe Viana (aqui é possível respirar o mar, o rio e a montanha) de forma a posicionar o concelho, quer a nível nacional quer internacional, como um destino de referência do turismo de natureza, aproveitando o património natural, mar, rio e montanha, nos 24 quilómetros de extensão do município.



A melhor nortada do mundo

“Temos a melhor nortada do mundo para os desportos náuticos, queremos agora desafiar turistas e residentes à conquista da montanha e a deslizar no rio Lima”, destacou o

vereador com o pelouro do desporto Ricardo Rego.

O projeto prevê a criação de uma aplicação que disponibiliza informação sobre “todos os operadores, locais e serviços de um destino de referência no turismo de natureza”.

“Queremos sedimentar o desporto de montanha, tal como já consolidamos os desportos náuticos”, frisou.



Viana do Castelo tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo. Além de sustentável, o turismo de natureza valoriza aquilo que de melhor o concelho tem: aproveita o verde da serra e da montanha, as ondas do mar, o potencial do rio e a força do vento.

Viana do Castelo é a Cidade Europeia do Desporto 2023 que prevê uma área de 13 hectares dotada de equipamentos desportivos multifuncionais e áreas envolventes destinados à prática desportiva profissional, amadora ou de lazer. O projeto municipal prevê “o aproveitamento de equipamentos já instalados, bem como incorporará outras infraestruturas, valências desportivas e de serviços, que lhe confiram uma multifuncionalidade”.

Segundo Ricardo Rego, o programa “Náutica nas Escolas”, iniciado há 10 anos, abrange o primeiro ciclo com o ensino da natação e, no segundo e terceiro ciclos, os alunos têm acesso a experiências em modalidade como o surf, remo, vela e canoagem.

Atualmente, o projeto envolve 2.800 alunos que praticam, semanalmente, desportos náuticos, “num investimento municipal direto de meio milhão de euros, que indiretamente alcança os 750 mil euros”.



Cidade perfeita para os amantes de desportos náuticos

Se é um amante de desportos náuticos, Viana do Castelo é a cidade perfeita! Possui quatro centros náuticos que são verdadeiras "joias da coroa" da cidade: o Centro de Alto Rendimento de Surf, o Centro de Canoagem, o Centro de Remo e o Centro de Vela.

Estes equipamentos fazem parte do projeto âncora "Centro de Mar“, proporcionam ótimas condições para a prática desportiva e são uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos, tornando Viana do Castelo numa verdadeira "cidade da náutica do Atlântico.



Sendo uma cidade náutica, o desporto ligado ao rio e ao mar assume-se, cada vez mais, como a força motriz do turismo desportivo. Aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, o remo, a canoagem, o surf e a vela cativam cada vez mais os visitantes que escolhem a cidade para a prática do desporto e a promoção de um estilo de vida saudável.


O que visitar

Centro histórico de Viana do Castelo

Sé de Viana

Igreja barroca da Senhora da Agonia

Museu do Traje

Navio Gil Eanes

Praça da Liberdade

Monte de Santa Luzia

Museu de Artes Decorativas


Bolas de Berlim do Natário: obrigatório provar!

Saborosas, cremosas e polvilhadas com canela. Assim são as bolas de Berlim da Confeitaria Natário. O espaço conta já com 85 anos de existência e produz, diariamente, 1000 bolas de Berlim, que são consideradas das melhores a nível europeu. Poderá ter que enfrentar uma fila para as comprar, mas o sabor irá compensar o tempo de espera.



Coração em filigrana é o símbolo da cidade

O Coração de Viana, que é atualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com o culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do séc. XVIII. Tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa e é hoje em dia reconhecido em todo o mundo.



Commentaires


bottom of page