• CarlaRibeiro

A Mais Breve História da China

Não é fácil abranger toda a história da China em quinze capítulos, mas a historiadora Linda Jaivin fá-lo de forma magistral em “A Mais Breve História da China”, que a Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 14 de Junho.



Sucinto, lúcido e atento ao pormenor, este pequeno livro é uma referência indispensável para compreender tudo, das dinastias antigas à actual superpotência mundial.


À medida que avançamos pelo «século asiático», prestamos cada vez mais atenção à China – a superpotência económica, a sociedade em rapidíssima modernização, o jogador geopolítico crescentemente assertivo. Para irmos além dos chavões sobre esta antiga e prestigiada nação, devemos conhecer o seu passado vibrante e tumultuoso – uma história repleta de personagens fascinantes, de celeumas filosóficas e de golpes palacianos, de conflitos militares e de convulsões sociais, invenções artísticas e inovações tecnológicas.


Os registos históricos chineses são antigos e profundos, abrangendo pelo menos 3500 anos. Os seus temas e ensinamentos, bem como as memórias de feridas e triunfos, estão presentes na vida, língua, cultura e política da China contemporânea. O papel cada vez mais importante que a República Popular da China desempenha nas questões globais torna fundamental um conhecimento dessa história, pois ela é fundamental para a compreensão da China atual.

“A Mais Breve História da China” conta assim o caminho percorrido por este país, desde as suas origens tribais e eras imperiais até ao Partido Comunista liderado no presente por Xi Jinping – incluindo as pouco conhecidas histórias das mulheres chinesas que se distinguiram, e os espetros da corrupção e da desunião que continuam, ainda hoje, a ensombrar a República Popular. Uma talentosa escritora e historiadora rigorosa, a sinóloga Linda Jaivin resume, de forma magistral, o percurso desta civilização e o seu presente poder global num livro de leitura indispensável.


Linda Jaivin é ensaísta, romancista e tradutora. Licenciada em Estudos Chineses pela Brown University, EUA, é coeditora do The China Story Yearbook. Viveu em Taiwan, Hong Kong e Pequim e escreve sobre política, cultura e história chinesas há mais de três décadas.


#must #itmustbegood #china #história #LindaJaivin #grupoLeya #Leya #DomQuixote #TheChinaStoryYearbook #AMaisBreveHistóriadaChina #books #lovebooks #loveread #reading