top of page
  • Must Edição

Um cabelo perfeito precisa de ser nutrido com vitaminas!

A manutenção de um cabelo saudável e cheio de vitalidade tornou-se uma prioridade para quem procura o seu próprio bem-estar, já que o mesmo passa por ter um cabelo que se destaque pelo seu brilho, volume e aparência. Para o conseguir, é essencial nutri-lo a partir do interior e é aí que entram em jogo as vitaminas que podem fazer a diferença para ter e manter um cabelo saudável.

 



As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, é importante ter em consideração que o nosso corpo, em geral, não tem a capacidade de as produzir por si próprio. Além disso, "a falta de vitaminas pode ser prejudicial à saúde do cabelo, causando desidratação, perda de brilho e, consequentemente, a sua queda", afirma Carlos Portinha. Assim sendo, descobrir como incorporar as vitaminas através da alimentação e, em alguns casos, de suplementos, pode fazer a diferença no bem-estar e na vitalidade do nosso cabelo. O diretor clínico do Grupo Insparya destaca quais as vitaminas que não podem faltar no dia a dia:

 

Vitamina A: previne o envelhecimento do cabelo e mantém-no hidratado, regulando a produção de sebo. Segundo Carlos Portinha "é um ótimo antioxidante, fundamental para o sistema imunitário, promove o crescimento do cabelo e ajuda a prevenir a sua queda. A vitamina A está presente em vegetais como a alface, a cenoura e os brócolos. Também pode ser encontrada em alimentos como leite, ovos e peixes gordurosos".

 

Vitamina B: em geral, as vitaminas do complexo B têm influência na melhoria da saúde dos cabelos. "Dentro desse grupo, destaca-se a biotina (B7), essencial para a síntese de queratina e encontrada em alimentos como nozes e atum", esclarece o especialista. Outras vitaminas relevantes são a niacina (B3), encontrada nos ovos e na beterraba, que melhora a circulação sanguínea e contribui para o crescimento do cabelo.  Há ainda que não esquecer as vitaminas B2 e a B9 como "essenciais para a regeneração do cabelo". Para estimular o crescimento do cabelo, retardar o aparecimento de cabelos brancos e regular a oleosidade e a caspa, a B5 é a vitamina estrela: "é fácil introduzi-la na sua alimentação porque se encontra em alimentos como a aveia, o abacate, os lacticínios e a manteiga de amendoim, pelo que pode começar o dia com um pequeno-almoço rico em B5".

 

Vitamina C: Essencial para a correta absorção do ferro, a vitamina C, constitui, também, um importante antioxidante e produtor de colagénio. Alguns dos alimentos que a potenciam no nosso organismo são os citrinos, como a laranja, a toranja, o limão ou a tangerina, os morangos ou os kiwis.

 

Vitamina D: uma das mais conhecidas devido à sua relação com a exposição solar. Presente em peixes como a sardinha ou a truta, a vitamina D possui um importante papel na saúde capilar, pois "não só é relevante pela sua relação com o sistema imunitário ou com os nossos músculos e ossos, como também favorece a circulação e a estimulação das unidades foliculares, o que acaba por conduzir a um cabelo mais forte e saudável".

 

Vitamina E: constitui um importante elemento para aumentar o crescimento do cabelo e acabar com os cabelos secos. "Estimula a produção de sebo, atua como um condicionador natural e promove a circulação sanguínea. Neste caso, é recomendável o consumo de frutos secos, sementes ou óleos vegetais".

 

A alimentação é um dos melhores aliados para introduzir estas vitaminas essenciais e conseguir a melhor versão do cabelo a partir do interior. No entanto, também é necessário cuidar do cabelo com produtos adequados que contenham estas vitaminas ou com tratamentos específicos como a mesoterapia capilar.

 

O MesoHAir+ da Insparya é um tratamento indolor que contém até 50 ingredientes ativos na sua formulação, incluindo vitaminas como a biotina, que estimula o crescimento do cabelo, proteínas e minerais, fatores de crescimento e anti-oxidantes. Inclui também ácido hialurónico ou aminoácidos de queratina, para um cabelo mais brilhante e mais resistente.

 

Em suma, a saúde do cabelo é afetada por uma multiplicidade de fatores, mas a alimentação é um dos principais aspetos para ter um cabelo forte e saudável. Embora a alimentação seja uma fonte fundamental de vitaminas para o cabelo, os suplementos também podem ser tomados com o aconselhamento de um especialista. Seja qual for a preocupação ou questão relacionada com o cabelo e a saúde, a melhor opção é procurar sempre profissionais que possam aconselhar e tratar cada caso individual.


#must #itmustbegood #cabelos #vitaminas #Vitaminasparaocabelo #MesoHAir+ #Insparya

Comentarios


bottom of page