• begoodmust

Cadernos da Água

Atualizado: 22 de fev.

«Última hora. Chegou à nossa redação a informação de que tropas russas terão atravessado a fronteira da Ucrânia e de que estarão a ocorrer confrontos com o exército ucraniano.» Preço: 17,70€.



A notícia podia estar nas páginas de um jornal de hoje mas faz parte do novo romance de João Reis, escritor que acaba de ser nomeado para o Prémio Literário Internacional de Dublin e que, a partir de 3 de março, se junta ao catálogo da Quetzal com Cadernos da Água, uma história sobre o que nos poderia acontecer à mercê de uma extrema escassez de água.


O Estado português dissolveu-se e o território está sem lei. Deram-se as Guerras Meridionais da Água, o Primeiro e o Segundo Eventos, e até uma pandemia de rex-vírus 3, que se espalhou pela Europa, pelo Médio Oriente e pelo Norte de África. Os países do Norte fecharam as fronteiras e interromperam o apoio financeiro que vinham a dar aos países do Sul da Europa, a «taxa do deserto».


Numa história composta a múltiplas vozes, acompanhamos, de entre outras, a do registo escrito de uma refugiada portuguesa com a sua filha. O destinatário dos seus apontamentos é o marido, em parte incerta. «Salve-se: Poupe água» é o mote num futuro não muito longínquo, quando a realidade que estamos habituados a ver à distância pode, afinal, vir a ser a nossa.


#must #revistamust #itmustbegood #livro #book #ler #leitura #lovebooks #romance #JoãoReis #CadernosdaÁgua #Quetzal #Bertrand