top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Conheça o novo café premium de qualidade sustentável que veio de Cuba!

Lavazza apresenta em Portugal La Reserva de ¡Tierra! Cuba, o novo café premium de qualidade sustentável da marca.

La Reserva de ¡Tierra! Cuba

A Lavazza, um dos principais players mundiais de café apresentou, em Lisboa, o La Reserva de ¡Tierra! Cuba, o novo café orgânico premium da La Reserva de ¡Tierra!, a gama de lotes ​​sustentáveis dedicada ao canal HoReCa. A marca é representada em Portugal pela NewCoffee, distribuidor exclusivo da Lavazza para este canal, no mercado nacional.



De origem cubana, este novo produto nasceu a partir de um programa de desenvolvimento sustentável da Fundação Lavazza em colaboração com diversas instituições.

Num evento animado com música cubana e um show de café liderado por Michele Pulcher, Coffee Senior Trainner da Lavazza, o café da La Reserva de ¡Tierra! Cuba foi a atração principal para os profissionais da restauração e hotelaria, distribuidores e apreciadores de café e gastronomia, que compareceram ao evento. O que é um reflexo das características inovadoras do produto, que oferece uma experiência contemporânea de café de qualidade sustentável, e que representa de forma clara, os valores de responsabilidade social e ambiental da empresa.


Segundo Victor Santos, Diretor Regional de Vendas da Lavazza Ibéria "A Fundação Lavazza é um dos principais pilares da nossa empresa e representa o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Com o La Reserva de ¡Tierra! Cuba pretendemos oferecer a melhor experiência do café cubano aos nossos clientes, hotéis e restaurantes, repartidos por toda a geografia portuguesa, através de um projeto que contribui para o desenvolvimento do país. A Lavazza pretende fortalecer o seu posicionamento em Portugal, com a ambição de ser um player de referência no segmento premium, em todos os canais”.


Por sua vez, Pedro Oliveira, CEO da NewCoffee, representante exclusivo da Lavazza em Portugal para o canal HoReCa reforça que “é um grande orgulho e privilégio para a nossa empresa representar uma marca como a Lavazza, não só por ser especialista na seleção e desenvolvimento dos melhores cafés, mas também pelo seu sentido de responsabilidade social. Estamos ainda muito satisfeitos por termos como primeiro cliente deste lote um espaço com estrela Michelin, o restaurante Vistas, do Chef Rui Silvestre, o que nos faz acreditar ainda mais que as características inovadores e distintivas do La Reserva de ¡Tierra! Cuba” o tornam num lote incontornável para espaços de alta gastronomia e hotelaria que primam pela excelência do produto que servem e experiência que entregam.”


As origens deste novo produto remontam a 2018, em Cuba, onde o Grupo Lavazza lançou um programa de desenvolvimento sustentável, através da Fundação Lavazza, em colaboração com diversas instituições e autoridades locais com dois objetivos principais. O primeiro, passa por revitalizar o cultivo do café no país, que foi drasticamente reduzido pela exploração e pelo surto da ferrugem da folha de café e que afetou as suas plantações. O segundo, por restaurar a qualidade do café verde cubano, elevando-o novamente aos níveis de excelência que o tornaram famoso em todo o mundo, criando assim valor partilhado ao longo da cadeia, começando pela melhoria das condições socioeconómicas das comunidades produtoras de café locais, com especial atenção às mulheres e aos jovens e à melhoria das práticas agrícolas, tendo sempre como objetivo aumentar a qualidade do café.

La Reserva de ¡Tierra! Cuba Lavazza

O La Reserva De ¡Tierra! Cuba contém grãos cultivados por 170 agricultores das províncias de Santiago e Granma, que a Fundação Lavazza envolveu no projeto. Um café expresso orgânico equilibrado, composto por 65% de Arábica Turquino Especial lavada, 25% de Robusta lavada e 10% de Robusta fermentada, o que torna o produto final mais doce e elegante. Um corpo aveludado, com notas de amêndoa, chocolate de leite e um doce retrogosto a vinho.

Totalmente rastreável, este novo lote é suportado por tecnologia blockchain que também permite aos consumidores ter acesso a informação completa sobre a cadeia de abastecimento e sobre o produto, desde a plantação até ao momento do consumo. O trabalho sinérgico do Grupo Lavazza com as autoridades locais, resultou num projeto que cuida dos agricultores, promove o papel das mulheres e dos jovens e ajuda o ambiente ao promover a conservação florestal e a partilha de boas práticas agrícolas. Todos estes fatores contribuem para melhorar a qualidade do café e as condições socioeconómicas das comunidades produtoras.

Finalmente, num contexto ambiental e social complexo como o de Cuba, a inovação tecnológica também desempenha um papel central ao ajudar os agricultores a lidar com o impacto das alterações climáticas numa cultura particularmente vulnerável como a do café. Graças aos sistemas tecnológicos introduzidos pela Fundação, as condições nas plantações são agora constantemente monitorizadas, desde a temperatura do ar à acumulação de águas pluviais, e da velocidade e direção do vento à humidade do solo, ajudando os agricultores a empregar rapidamente as técnicas mais adequadas para salvaguardar a produção de café.

A Fundação Lavazza e os especialistas em R&D da Lavazza promoveram formação e apoiaram os produtores locais na implementação de um processo de fermentação controlada numa parte da colheita do Robusta. Este processo de fermentação visa aumentar a complexidade do sabor, desbloquear notas exóticas e tornar o produto final mais doce e elegante.

Fundação Lavazza, pioneira no setor

Com a criação da Fundação sem fins lucrativos, Giuseppe e Pericle Lavazza, em 2004, o Grupo começou a estruturar o seu compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e económica, começando pelo apoio às comunidades produtoras de café através de projetos mensuráveis. Atualmente, existem 33 projetos, que impactam mais de 180 mil cafeicultores, em 20 países e em três continentes. Ao trabalhar com parceiros da comunidade local, a Fundação pretende melhorar o rendimento e a qualidade da produção de café, fomentar o empreendedorismo entre os produtores e melhorar as suas condições de vida, valorizando ao mesmo tempo o trabalho das mulheres e envolvendo as novas gerações.

Portugal, um mercado em expansão

A Lavazza é distribuída em Portugal pela NewCoffee há 15 anos. Apesar da operação no país constituir, ainda, um mercado pequeno para a empresa, a Lavazza pretende consolidar-se no mercado nacional no segmento premium e projeta uma grande evolução em todos os canais de vendas e em particular no canal HoReCa, para a qual contribuem lançamentos como o La Reserva De ¡Tierra! Cuba, que vão ao encontro de um perfil de consumidor cada vez mais conhecedor de café e mais consciente do ponto de vista ambiental.


Comentarios


bottom of page