• CarlaRibeiro

Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho...

A meio da aula há um aluno que levanta uma dúvida: «Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?» Honestidade acima de tudo! O que fazer quando um aluno escreve na pergunta de um teste: «Não estudei. Ou tive uma branca. Não me lembro da matéria. Pode dar nega»?

Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho, de Lúcia Vaz Pedro, Manuscrito Editora; 14,90€

Analisando o Auto da Barca do Inferno, à pergunta «Indica o símbolo cénico do Judeu e explica a sua simbologia» o aluno responde: «É o body e serve para o judeu não ir nu para o Inferno.» Uma pequena confusão entre bode e body…


À pergunta «Qual a função do apóstrofo?» o aluno responde: «Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele.»

Ao pedido de explicação do famoso verso «Vai fermosa e não segura» de Luís Vaz de Camões, os alunos mostram que a imaginação não tem limites… «Este verso quer dizer que ela é bonita e ninguém lhe liga nenhuma», «Se ela não se sentia segura não devia ir», «Lianor ia toda bonita e ia sozinha, ia sem segurança, porque na época não havia seguranças».

Lúcia Vaz Pedro, professora de Português há mais de 25 anos, traz-nos alguns dos erros que foi coleccionando em sala de aula, testes e exames nacionais, com a devida correcção e explicação. À semelhança de Gil Vicente, o mestre que utilizava o cómico como forma de ensinar os outros, Lúcia Vaz Pedro acredita que é possível rir enquanto se ensina a falar e escrever em bom português.


#must #revistamust #itmustbegood #Camõesconseguiuescrevermuitoparaquemsótinhaumolho #LúciaVazPedro #ManuscritoEditora #livro #read #book #luisdecamoes #alunos #escola #disparates #comico