• CarlaRibeiro

CareerCoaching@University chegou ao Instituto Superior Técnico

Coaching de carreira para ajudar os alunos a voarem mais alto

Como o tempo é de agir, CareerCoaching@University foi apresentado e aprovado pelo departamento de transferência de tecnologia do Instituto Superior Técnico (sob o nome CareerCoaching@Técnico), um projecto piloto para dar a oportunidade aos alunos de terem uma ou duas sessões de coaching de carreira, com o objectivo de poderem reflectir e serem desafiados a voar o mais alto que conseguirem nas suas vidas profissionais.



O que é o coaching? O coaching é uma ferramenta destinada essencialmente a ajudar o coachee (pessoa a quem é dedicada a sessão) a abrir horizontes, quebrar algumas crenças limitadoras e libertar juízos que o impeçam de atingir os seus objetivos.



Conversas para arrumar ideias Com base na minha experiência, quer como Coach quer como coachee enquanto executiva, o coaching deve ser uma conversa desafiadora centrada na pessoa e nos objectivos que esta pretende atingir. Nestas conversas enfrentam-se alguns receios, arrumam-se ideias e preparam-se as condições para se poderem tomar decisões no que respeita a mudanças e ações a tomar. Quem nunca teve uma situação que não flui, uma situação que gira sobre si própria sem qualquer avanço ou desenvolvimento, criando-nos a sensação de um impasse constante, por vezes até de frustração, por mais que nos esforcemos?

Ultrapassar os obstáculos Cada pessoa é diferente a lidar com estas situações, mas ter um espaço onde consiga momentos de reflexão, onde se aperceba que há mais formas de ver a questão e encontrar soluções diferentes, mas possíveis, ajudá-la-á a assumir que tem de agir sobre a situação. Com uma nova percepção e consciência, adquire-se assim uma capacidade renovada para ultrapassar os obstáculos presentes e acelerar todo o processo na obtenção dos objectivos previamente definidos.

O que é um bom Coach? Um bom Coach é, para mim, alguém que tem qualificações, elevados valores éticos, que escuta atentamente e com empatia, que faz reflectir, que desafia a ver a questão de outra perspectiva, que ajude a definir objectivos e a traçar um plano para lá chegar, derrubando assim juízos e crenças limitadoras. O resultado de um processo de coaching depende em muito do empenho e vontade do coachee para a mudança, mas também da capacidade do Coach em desafiar este a pensar de forma diferente, muitas vezes na chamada “fora da zona de conforto”.



Treinador de um atleta Em Março deste ano, num artigo de um jornal nacional, a presidente da ICF (Federação Portuguesa de Coaching), Portugal, Aida Chamiça, afirmou que “o Coach é equivalente a um treinador de um atleta. Quem tem o talento é o atleta”. E foi ainda falado na conferência “Activar o Potencial dos Portugueses”, decorrida em Setembro com o alto patrocínio da Presidência da República, que se deveria activar o potencial dos nossos jovens ainda nas escolas. Quantos não tinham como objectivo chegar à Universidade e sair com o “canudo”, mas quando esse objectivo está prestes a ser concretizado, quantos não se sentem “perdidos”? Activar o potencial desses jovens tornou-se uma missão de elevada importância, pois são eles os nossos líderes de amanhã.

Activar o potencial dos jovens Como o tempo é de agir, CareerCoaching@University foi apresentado e aprovado pelo departamento de transferência de tecnologia do Instituto Superior Técnico (sob o nome CareerCoaching@Técnico), um projecto piloto para dar a oportunidade aos alunos de terem uma ou duas sessões de coaching de carreira, com o objectivo de poderem reflectir e serem desafiados a voar o mais alto que conseguirem nas suas vidas profissionais. Muitos alunos já se inscreveram neste programa, que se irá iniciar já este mês. Espero que esta iniciativa se possa alastrar a outras universidades de forma a activar o potencial de muitos jovens.


Texto: Teresa Pessanha

Coach/Engª Química

Contacto: Linkedin.com/in/teresapessanha

Facebook

careercoachinguniversity@gmail.com

#must #revistamust #itmustbegood #coach #universidade #conversas #desafios #alunos #carreira #CareerCoachingUniversity #InstitutoSuperiorTécnico #Coaching #coachee #futuro