• CarlaRibeiro

Já sabe aonde vai festejar o Carnaval na zona de Lisboa?

Desde os bailes aos desfiles, passando pelo fogo de artifício e espetáculos, a programação deste ano é muito diversificada e está pensada para proporcionar vários dias de diversão.

Sesimbra



Entre as várias iniciativas, os destaques passam por Sesimbra, de 23 a 25 de fevereiro, com os desfiles das escolas de samba e grupos de axé, na marginal. No dia 24, o cortejo de fantasias de palhaço promete fazer rir quem passa, a 25 não podiam faltar as Carvalhadas, em Alfarim, sendo que a 26 está marcado o Enterro do Bacalhau. Sesimbra é um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas, de 22 a 22 de fevereiro, nas freguesias do Castelo e Santiago.


Oeiras

Vai receber mais uma edição do “Carnaval no Palácio”, uma autêntica viagem ao século XVIII, onde se pode experienciar o ambiente palaciano e festivo dos antigos bailes de entrudo. Esta iniciativa irá realizar-se nos dias 22 e 23 de fevereiro, nos jardins e Palácio Marquês de Pombal (Oeiras) e a entrada é gratuita.

Este evento conta ainda com a melhor gastronomia local e várias atividades para todos os gostos, como animação de época, modinhas luso-brasileiras, espetáculos de pantomina e um espetáculo de baile barroco nas duas noites. Para os mais novos há uma oficina (“A hora da máscara”) e teatro de fantoches (“Perséfone e as estações do ano”), entre outras atividades que estão previstas.


Loures

O Carnaval acontece de 22 a 26 de fevereiro, com o lema “É segredo”. A festa inicia-se a 22 de fevereiro com o tradicional corso de Carnaval, no Largo 4 de outubro, seguido de baile no Pavilhão Paz e Amizade.

O ponto alto desta comemoração em Loures acontece nos dias 23 e 25 de fevereiro com os desfiles de Carnaval nas ruas do município, às 14h30. A diversão só termina no dia 26 de fevereiro, com a realização, a partir das 20h00, da Despedida do Rei D. Ocarário XLVII, seguida do cortejo fúnebre até ao Parque Adão Barata, onde será feita a Leitura do Testamento do Rei Momo. A noite termina com o tradicional fogo-de-artifício.


Alhandra

É uma das tradições de referência, no concelho de Vila Franca de Xira. Nos dias 22 e 24 de fevereiro, às 22h00, realizam-se os famosos Bailes de Carnaval na Sociedade Euterpe Alhandrense, com animação musical pelo grupo “Os Improváveis”. Já os desfiles carnavalescos começam às 15h00 dos dias 23 e 25 de fevereiro.

O Carnaval despede-se na noite de quarta feira, 26 de fevereiro, pelas 21h30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da Zona Ribeirinha de Alhandra.


Sintra

Promove várias iniciativas de Carnaval gratuitas, com o objetivo de preservar a cultura popular do concelho. As comemorações iniciam-se já no próximo dia 21, com o famoso Baile da Rainha, às 21h00, uma tradição que já dura desde 1926, sem interrupções, e que tem como ponto alto da festa a eleição do Rei e da Rainha.

Este ano, com tema “Vem Cá, Vem Cá! O Carnaval do MTBA, é o melhor que há!”, as povoações Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros, convidam todos o que gostam de se divertir a participar nos vários momentos do programa, onde haverá muita música e animação.

Nos dias 23 e 25 de fevereiro, as Vilas de Pêro Pinheiro e Montelavar vão ser o palco de um tradicional e grandioso desfile de Carnaval. Com muita animação, cor e alegria o corso irá percorrer as principais avenidas das duas vilas.

Os desfiles têm início pelas 15h00, no Edifício Multiusos em Pêro Pinheiro. Este é um evento de grande relevância que na edição de 2019 contou com 1200 marchantes, 30 carros alegóricos e milhares de pessoas na audiência.


Pinhal Novo

O Grupo Carnavalesco Amigos de Baco prepara-se para animar as ruas, com a realização do tradicional corso de Carnaval, no próximo dia 25 de fevereiro.

A celebração desta efeméride no Pinhal Novo promete folia e diversão e termina no dia 26 de fevereiro, às 21h30 com o tradicional “Enterro do Bacalhau” nas ruas do município.


Moita

Para assinalar o Carnaval, nos dias 23 e 25 de fevereiro na Moita, sai à rua o corso de Carnaval sob o tema “Quando for grande quero ser…”. Mas antes, no dia 21 de fevereiro, as principais ruas do município vão receber os desfiles de Carnaval dos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. A folia continua nos dias 22 e 24 de fevereiro com os desfiles noturnos, às 21h.


Mais informações junto das respetivas autarquias.


#must #itmustbegood #revistamust #EntidadeRegionaldeTurismodeRegiãodeLisboa #turismo #lisboa #carnaval #folia #diversao #mascaras #festa #entrudo #desfilesdecarnaval #regiaodelisboa