top of page
  • Must Edição

Tem uma casa pequena? Saiba como arrumá-la e ter tudo no sítio certo!

No dia 20 de Maio celebra-se o Dia da Arrumação e uma casa arrumada é fundamental para conseguir poupar tempo, tendo sítio para cada coisa e mantendo cada coisa no seu sítio!

Mas, mantenha sempre o foco entre o que é prático e estético, principalmente em casas pequenas onde o espaço exige ser rentabilizado ao máximo e tudo é pensado ao pormenor.


“Em casas pequenas, cada espaço tem de ser muito bem pensado para a sua função. As paredes passam a ser uma mais-valia e tem de haver arrumação útil em cada divisão. Isto faz com que todos os espaços devam ter móveis pensados, ou até mesmo desenhados se houver essa possibilidade, quer para a sua função, quer para o espaço a que se destinam” revela Rita Salgueiro.


A Arquiteta de Interiores deixa-lhe algumas sugestões sobre como rentabilizar o espaço em cada uma das divisões.

1 - A sala de estar é, regra geral, o espaço de biblioteca da casa. Para que possa guardar os livros que vai adquirindo ao longo dos anos, o ideal será criar uma estante funcional com opções de gavetas, armários e prateleiras, para diferentes tipos de arrumação, no chamado móvel de televisão.

2 - Trabalhar em casa continua a ser uma realidade para muitas famílias por isso, escolha uma parede secundária ou com menos destaque e coloque um móvel que englobe estante para colocar pastas e livros, um posto de trabalho e gavetas para arrumação de apoio ao trabalho. Se não houver muitas paredes extra, coloque este espaço de trabalho onde iria colocar o seu aparador e integre o aparador no seu móvel de TV.

3 - Roupeiros nunca são de mais e em espaços pequenos a regra é a mesma. O melhor local para os ter é no quarto, já que é lá que se vai vestir. Se não tiver muito espaço, sacrifique um pouco da zona de dormir e crie um mini-closet com arrumação para tudo, assim evita ter malas, sapatos e roupa espalhados por várias zonas do quarto.

4 - A cozinha é dos espaços que mais precisa de arrumação por ter os vários serviços de louça, copos e utensílios necessários para o dia a dia, zonas de despensa e tratamento de roupa. Aqui, as paredes são as suas melhores amigas e o uso de armários altos é a melhor opção. Mesmo que isso implique o uso de um banco de apoio, para chegar às prateleiras! Sugestão: coloque nas prateleiras mais altas as peças que menos usa.

5 – No WC pode rentabilizar o espaço por baixo do lavatório criando uma zona de arrumação para guardar gel duche, cremes e stock de produtos que precisa. Pode também aproveitar as paredes colocando armários em espelho por cima do lavatório para arrumar cremes e produtos para o dia a dia e armários fechados em baixo com prateleiras mais altas para guardar as toalhas.

6 - O hall de entrada é o seu cartão de visita e, por isso, deve ter um ar mais clean. Contudo, pode ser igualmente rentabilizado com uma consola de apoio com gavetas, uma cómoda ou até uma sapateira bonita, que possa servir de consola. Assim, não só consegue um hall de entrada decorado, como ainda tem espaço para colocar pares de sapatos extra.

Lembre-se que menos é mais e por isso, quanto menos coisas tiver em casa, mais espaço e tempo terá para dela desfrutar!

Instagram | ritasalgueiro_


Σχόλια


bottom of page