• CarlaRibeiro

Cheira bem, cheira a Cabeceiras: Vem aí o festival aromático

Cabeceiras de Basto oferece, no próximo dia 28 de Julho, a partir das 10h, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ‘Cheira bem, Cheira a Cabeceiras’, um festival aromático com diversas actividades para toda a família e que contará com a presença de Master Chef Lígia Santos, Raquel Viana, Diana Vilela, Quelha Branca, Dentada Produções, entre outros.

Cheira Bem, Cheira a Cabeceiras: Festival Aromático com Provas de Aromas e Sabores Vai decorrer nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto

O programa arranca às 10h, com um Workshop de Arte Floral (Raquel Viana); segue-se, pelas 11h, um Workshop de bolachinhas e compotas beneditinas (Quelha Branca); às 12h arranca o Workshop de Bolos de Leite, típicos dos casamentos na Beira Baixa (Dentada Produções); após o almoço, pelas 14h30 irá decorrer o Showcooking com Lígia Santos, direccionado à restauração/culinária, com produtos da Arboreto e Olfactus; pelas15h30 acontece o Workshop de nutrição (Diana Vilela); às 16h00 arranca o Workshop de hipnose clínica (Diana Vilela); e pelas 16h30, mais um Showcooking com Lígia Santos, desta vez direccionado a bares, Escolas de Hotelaria, Cafetarias, preparando refrescos ou águas aromatizadas e chás gelados, com produtos da Arboreto e Olfactus.


O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Em exposição estarão empresas diversas como Bio Granel, com exposição e degustação de granolas; a Quelha Branca, com exposição e degustação de bolachinhas e compotas; a Olfactus, com exposição de ervas condimentares; a Casa de Encosturas, exposição e venda de licores e compotas; Raquel Viana, com exposição de flores e workshop; Apetece Começar, com exposição e degustação de framboesa; e Dentada Produções, com exposição e degustação de bolinhos de leite.


‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’

O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até Julho de 2019, e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.


Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às actividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas actividades decorrerão sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros.


As actividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.


Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de acções materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializará em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.


O programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ desenvolver-se-á até Julho de 2019 e integra 23 actividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.


Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’, o‘Festival Aromático’; a ‘Mostra de Sabores Beneditinos’; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.


#must #itmustbegood #revistamust #gastronomia #cheirabemcheiraacabeceirasdebaixo #cabeceirasdebaixo #festivalaromatico #aromas #sabores #mosteirodesaomiguelderefojos #portugal #turismo #travel #experience #musttravel #patrimonio #cultura #arte #familia #festa #diversao

@itmustbegood