top of page
  • Must Edição

Saiba como seria viver numa cidade sustentável e inclusiva no CCB

O evento chama-se “Cidade do Zero” e abre portas no CCB com cerca de 3500m2 de sustentabilidade e inclusão para conhecer nos dias 16 e 17 de setembro. Esta é a segunda edição que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.



Workshops, palestras, debates, showcookings, oficinas e um mercado, vão ocupar um espaço com o total de 3500 metros quadrados, numa “mini-cidade” criada de raiz no Centro Cultural de Belém, que pretende ser um ponto de encontro de pessoas, projetos e marcas que têm em comum um modo de vida mais sustentável.


Um horário alargado, entrada gratuita, uma maior lotação nos workshops e palestras, mais atividades para crianças e famílias, e uma maior área dedicada à restauração, são algumas das novidades deste ano, que contará ainda com um mercado maior, com mais de 120 marcas portuguesas, e com mais opções de trocas, de reparações de artigos e de vendas em segunda mão.


As palestras e debates, mais de 60, terão direito a salas organizadas por áreas específicas acolhendo temáticas ligadas à crise climática, circularidade, finanças sustentáveis, oceanos, saúde, inclusão e energia, com especialistas e mesas redondas a decorrer ao longo dos dois dias do evento. Os workshops trazem novas propostas e os showcookings apresentam novos chefs.



Tânia Graça (@taniiagraca), Sofia Manuel (@ATripeirinha), Catarina Oliveira (@especierarasobrerodas) e Sara Diniz (@saradsdiniz) são alguns dos nomes que regressam à “cidade” a quem se juntam, desta feita, mais de 150 novos oradores.

O humor também se estreia nesta edição, com Joana Gama a desafiar três humoristas para “conversas insustentáveis”, o espetáculo de stand-up comedy que fará o encerramento do evento.



A “Cidade do Zero” é uma iniciativa sem fins lucrativos organizada por Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e por João Barreiros, seu sócio e marido.

A produção do evento tem, uma vez mais, um impacto ambiental praticamente neutro, sendo Manuel Cruchinho, o arquiteto responsável pelo design do espaço.

Delta e GoParity voltam a apoiar a iniciativa. AEG, Asus, Be@t, Casa Mendes Gonçalves, Eletrão, Grupo Ageas Portugal, Pingo Doce, Planta Livre, Salsa Jeans, The Loop e Volvo são as novas marcas parceiras desta segunda edição da cidade mais sustentável e inclusiva do país.



Esta cidade sustentável, inclusiva e pet friendly,conta ainda com uma zona de mercado que se irásituar no espaço exterior do CCB, incorporando um modelo de mercado mais tradicional, com venda de marcas nacionais mais sustentáveis, com modelos alternativos de economia circular, onde se inclui um mercado de trocas, de vendas emsegunda mão e várias oficinas de reparação. Na “Cidade do Zero”, há ainda workshops de cozinha e oficinas, entre outras atividades, para crianças e famílias, e uma zona de restauração para refeições completas. O evento conta com a organização de Catarina Barreiros e de João Barreiros.

Mais informações em www.cidadedozero.pt


Commenti


bottom of page