top of page
  • begoodmust

Claustro do Mosteiro de Alcobaça é agora um hotel único, nobre e repleto de história

Atualizado: 12 de dez. de 2022

De atmosfera histórica única, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel apresenta quartos e suítes virados para o Claustro ou para a cidade, versáteis salas de reuniões com luz natural e de arquitetura arrebatadora e um salão de eventos onde se encontrava a antiga Biblioteca do Mosteiro, espaços flexíveis e facilmente adaptáveis às exigências de qualquer evento social ou empresarial, com decoração do arquiteto Souto Moura.



O novo hotel, edificado no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, datado

do século XII, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista

do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989, tem a assinatura do prestigiado Arquiteto Eduardo Souto Moura, cuja obra é reconhecida e valorizada à escala global como atesta a atribuição do Prémio Pritzker, o mais relevante prémio internacional no universo da arquitetura.



O conceito do Arquiteto Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos.

Esta visão de arquitetura conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço, o betão e o vidro, em perfeito união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro.



Para além do projeto, o Arquiteto Eduardo Souto Moura é, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel e pela decoração do espaço.

Este projeto é um exemplo de como a articulação entre a atividade privada e o património público dá respostas à recuperação e manutenção de espaços, tendo a intervenção constituído uma responsabilidade incomensurável, dadas as condições de degradação em que se encontrava aquela ala do monumento.



Ao mesmo tempo, foi um enorme desafio à capacidade de engenharia e de adaptação

do espaço ao conforto e segurança que contemplam a experiência hoteleira contemporânea, numa intervenção que valorizasse a existência social e cultural do património, integrando-o harmonicamente nas necessidades funcionais da unidade hoteleira, sem perder o espírito do edificado.

Desta simbiose, resultou um hotel de categoria 5 estrelas, dotado com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos; quartos familiares; suites e uma master suíte.



O Montebelo Mosteiro de Alcobaça oferece ainda um restaurante gastronómico de eleição, spa e piscina interior, bem como experiência para aproveitar durante a estadia, oferecendo todo o conforto e requinte de um grande hotel em espaços repletos de história, que convidam a redescobrir.

Tem capacidade e apetência para atrair múltiplos eventos, uma vez que dispõe de todas as condições técnicas e espaços únicos para congressos, banquetes e reuniões, existindo já inúmeras solicitações de reservas nesse

sentido.



O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel passa a ser, para já, o sétimo hotel

da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, que em janeiro de 2023 inaugurará, em Lisboa,

no Chiado, a oitava unidade em Portugal. A cadeia detém, ainda, seis hotéis e resorts

no território moçambicano.



#Must#itmustbegood #GrupoVisabeira #MontebeloAlcobaçaHistoricHotel #hotel #alcobaça #historia #patrimoniomindialdaUnesco #MontebeloHotels&Resorts #turismo arquitetura #ClaustrodoMosteirodeAlcobaça #hoteldecincoestrelas #arquitetoEduardoSoutoMoura

bottom of page