• begoodmust

Três novas colheitas da insígnia São Luiz

A Sogevinus Fine Wines apresenta as três novas colheitas: o Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 e o Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017 são os novos tintos de edição limitada da marca. Há também uma nova edição Winemaker’s Collection Folgazão& Rabigato, o Grande Reserva Branco 2018. Os novos vinhos contam com a assinatura do enólogo Ricardo Macedo e deixam transparecer a génese da casa duriense.



O Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 apoia o seu nome nas vinhas que o completam, plantadas nos terraços da Quinta de São Luiz há mais de 50 anos. Um vinho que respeita e traduz a autenticidade do terroir, com colheita manual e uma seleção meticulosa ainda na vinha, tendo estagiado em barricas de carvalho francês durante 16 meses.

Elegante, complexo e de estrutura aveludada, o Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 é fruto de uma produção reduzida limitada a 2400 garrafas, com estágio prolongado em madeira. De cor rubi, com um nariz acetinado, exibe aromas a frutos silvestres vibrantes, envoltos em sugestões de violeta e nuances mentoladas. Na boca, é possível experienciar uma acidez convidativa, taninos sedosos e uma frescura sedutora. Deve ser servido a uma temperatura entre 14º e 16ºC. Ideal para acompanhar pratos fortes e de textura rica como carnes de cordeiro, cabrito ou javali assim como massas trufadas e queijos curados.


Também de edição limitada, Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017 nasce de uma pequena parcela centenária com o mesmo nome. As uvas foram selecionadas cuidadosamente na própria vinha através da ancestral colheita manual. O perfil singular e expressivo deste vinho pode ser compreendido pelo seu nariz acetinado e complexo, com nuances mentoladas e aroma a frutos silvestres e violeta. Na boca assume taninos sedosos, mas firmes e uma frescura acídica cativante. Disponível em edição numerada de 1.223 garrafas, estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês. Deve ser servido a uma temperatura entre os 14 e 16ºC, ideal para acompanhar carnes de caça e de textura rica assim como queijos.


A nova colheita Winemaker’s Collection Folgazão & Rabigato Grande Reserva Branco 2018, um blend de Folgazão e Rabigato selecionado pelo enólogo, com uvas provenientes da sub-região Baixo – Corgo e com edição limitada de 4.400 garrafas. As suas uvas foram vindimadas manualmente, os cachos selecionados de forma meticulosa, tendo estagiado em barricas de 300Lt. Com aromas ricos e vibrantes, onde se podem identificar notas de fruta de caroço envoltas num toque de madeira, o vinho revela uma untuosidade equilibrada pela acidez e frescura. Recomenda-se que seja servido a uma temperatura entre 12º e 14ºC, combinando na perfeição com mariscos, peixes gordos e carnes brancas.

Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, considera que as novas referências têm traços ímpares “Estes novos lançamentos evidenciam a versatilidade e personalidade da marca São Luiz, na produção de vinhos com propriedades organoléticas diferenciadoras, que respeitam as caraterísticas singulares de vinhas tão especiais e os métodos de colheita manual que fazemos questão de manter e respeitar na elaboração de alguns dos nossos vinhos.”


#Must#Itmustbegood #vinhos #lovewine #winelovers #Sogevinus #QuintadeSãoLuiz #douro #novascolheitas #vinhasvelhas #SogevinusFineWines