top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Como ganhar uma discussão (mesmo sem ter razão)

Partir para o insulto não será a opção mais consensual para se usar num debate, mas pode garantir a vitória, e talvez por isso seja uma (a última) das 38 estratégias que o filósofo Arthur Schopenhauer apresenta neste pequeno ensaio sobre a arte de argumentar. É publicado pela Ideias de Ler. Preço: 12,20€



Segundo Schopenhauer, os humanos são naturalmente obstinados e, quando não partilham o mesmo pensamento sobre uma determinada questão, assumem invariavelmente que o erro ocorreu no raciocínio do outro e não no deles mesmos. Por isso, a discussão faz parte da natureza humana. Porém, ser capaz de vencer um debate de ideias não depende apenas da validade ou do erro das teses defendidas, mas também, e em larga medida, das técnicas de retórica e de oratória e até das armadilhas dialéticas utilizadas.


Sem fazer uso da 1.ª estratégia apresentada – exagerar –, pode-se afirmar que com este curto ensaio os leitores vão aprender como persuadir o outro e levá-lo a concordar com as suas opiniões, mas também como utilizar e saber esquivar-se de truques desonestos e até condenáveis.


#Must#itmustbegood #Comovencerumadiscussãomesmosemterrazão #ArthurSchopenhauer

Comments


bottom of page