• CarlaRibeiro

A cozinha basca chegou ao Porto

Txuleton, Parrilla e Pintxos

Após uma intensiva recuperação, as portas do edifício nº 54 da Rua de São João, a poucos passos da Ribeira do Porto e do Palácio da Bolsa, acabam de reabrir à cidade do Porto para receber o primeiro restaurante Sagardi Cozinheiros Bascos de Portugal.


Através de um conceito único e diferenciador, este espaço pretende afirmar-se como o novo ponto de encontro gastronómico da cidade, onde partilha de sabores e experiências multissensoriais serão as palavras de ordem.



Está dividido em duas áreas distintas. As boas-vindas são dadas no piso térreo, onde se encontra a típica barra de pintxos, uma verdadeira montra de “alta gastronomia basca em miniatura”. Cada pintxo (2,10€ cada unidade), preso com algo tão simples e característico como um palito, é delicadamente disposto sobre uma fatia de pão, onde brilham os produtos da época, provenientes de cultivo local. Neste ambiente de bar, e também na esplanada exterior, encontra-se uma proposta mais rápida e descontraída, ideal para a partilha de uma refeição entre amigos.



Já o piso inferior é o cenário perfeito para quem pretende uma degustação dos sabores genuínos da cozinha basca sem pressas e em torno da famosa parrilla, um grelhador de design basco. Este é o verdadeiro coração do Sagardi Cozinheiros Bascos, onde pulsam os sabores do Txuleton, provenientes de Vacas Velhas rigorosamente selecionadas em Trás-os-Montes e Galiza, maturadas depois em cave própria. Também o peixe fresco da lota de Matosinhos e dos principais portos bascos promete brilhar na ementa.



Numa carta variada, não faltam outros pratos tipicamente bascos, como o bacalhau, os pimentos de Piquillo ou os Txipirones recheados com a sua tinta. Para acompanhar a refeição, a escolha recai sobre as sidras e vinhos oriundos também do País Basco. Não obstante, e honrando as tradições do Porto, o menu contempla também vinhos da região do Douro.

Portugal é um dos cinco países a que a Sagardi Cozinheiros Bascos já faz chegar a tradição basca. Apesar de este ser o primeiro espaço em nome próprio da insígnia Sagardi, esta não é a primeira experiência do grupo em Portugal. Em 2013, foram os impulsionadores do projecto Vinum Restaurant & Wine Bar, em parceria com a Symington Family Estates, um restaurante vínico estrategicamente localizado nas emblemáticas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. Quase seis anos depois, a experiência acumulada e profundo conhecimento sobre o mercado nacional inspirou o grupo a alargar a sua oferta, abrindo, desta vez, um espaço próprio 100% dedicado à cozinha basca.

O Sagardi Porto está aberto todos os dias da semana, das 10h às 24h (barra de pintxos) e das 12h às 23h (restaurante). Para mais informações e reservas, consultar: http://sagardi.pt/

#must #revistamust #itmustbegood #SAGARDICozinheirosBascos #tradiçãobasca #culinaria #cozinhar #sabores #gastromonia #Txuleton #Parrilla #Pintxos #cozinhabasca #sagardiporto