• begoodmust

Criações gastronómicas sublimes feitas com os melhores produtos do Oeste

Sabores do mar e da terra e os ingredientes mais típicos e frescos fazem da nova carta de verão do Emprata, o restaurante do Marriott Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, uma experiência imperdível. Sob a mestria da equipa dos chefes Bernardo Vitorino e Salomé Inácio nascem sublimes criações gastronómicas onde se destacam pratos como o Ceviche de Peixe da Lota, Chícharo e Citrinos, o Polvo de Peniche, Feijoada branca e Agrião da Ribeira, a Codorniz do Landal, Topinambur e Vieiras Caramelizadas e a Ode à cornucópia de Alcobaça.




Localizado em Óbidos, em plena Costa da Prata, o restaurante Emprata estreia uma nova carta idealizada e confecionada pela equipa do Chef Executivo Bernardo Vitorino, complementada pela paixão e técnica da Chef de Pastelaria Salomé Inácio.

Valorizar o que de melhor se produz na região, contando uma história de saberes e sabores à mesa, continua a ser a grande missão do Emprata. Por isso mesmo as novas propostas, que já podem ser experienciadas por hóspedes e visitantes do Marriott Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, evidenciam a excelência dos produtos e ingredientes mais genuínos do Oeste.

Desde logo nas entradas pela sua frescura o Ceviche de Peixe da Lota, Chícharo e Citrinos casa bem com este verão. Da lota de Peniche vem o peixe que serve de mote a este prato, valorizando o que de melhor temos na nossa costa. O peixe varia diariamente consoante o que o mar nos traz, de forma a garantir a máxima frescura e qualidade.


A ele juntam-se os chícharos, muito usados no passado pelas gentes da serra de Aire e Candeeiros e que hoje em dia é um produto esquecido na região. Os chícharos são pequenas leguminosas que se encontram secas, tal como o feijão e o grão e que surgem neste prato sobre a forma de um cremoso puré. Na base do prato surge um leite de tigre menos convencional, feito a partir de yuzu e laranja sanguínea, perfumando assim o prato enquanto cria acidez.

Para iniciar poderá ainda optar-se pel’O Queijo da Maçussa, a Pera Rocha do Oeste e o Figo Pingo de Mel. A grande particularidade deste prato vem do queijo de Maçussa, o chèvre de Adolfo Henriques e um dos mais nobres queijos produzidos em Portugal. Este queijo é neste prato trabalhado de três formas, gelado, mousse e caramelizado, prestando desta forma homenagem ao distinto produto. É ainda acompanhado por um casamento perfeito entre o figo pingo de mel e a pera rocha do Oeste, num jogo de texturas e sabores a que ninguém fica indiferente.



Nos pratos principais de peixe, o Polvo de Peniche, Feijoada branca e Agrião da Ribeira é uma das sugestões. Inspirado na tradicional feijoada de cefalópodes muito encontrada pela zona balnear oestina, aparece este prato. O polvo é cozido na perfeição e acompanhado pelas variações de feijão branco e feijão catarino, este último muito consumido localmente. Aqui, ambos os feijões surgem num cremoso puré que serve como base, ao qual é adicionada uma feijoada feita com as cabeças do polvo, aproveitando assim todo o animal de forma sustentável. Para finalizar é acrescentado um refrescante creme de agrião de água.

Nas carnes, entre outras opções, o Codorniz do Landal, Topinambur e Vieiras Caramelizadas vem valorizar um dos ex-líbris da região caldense, mais precisamente da freguesia do Landal onde nasce este prato de inspiração terra e mar. A codorniz é usada na totalidade, incentivando assim a sustentabilidade, na forma de um peito recheado, as pernas confitadas e molho da mesma. A ela junta-se a vieira caramelizada e o puré de topinambur, um tubérculo semelhante ao inhame e que é também conhecido como girassol batateiro.


Para finalizar de forma especial, a Ode à cornucópia de Alcobaça é uma das sobremesas de referência. De forma a prestar homenagem há mais tradicional doçaria da região, a conventual e nela se juntam o doce d’ovo, feito de acordo com o receituário português antigo, um envolvente gelado de canela e a massa da cornucópia surge sobre a forma de uma crocante telha. A tudo isto, junta-se uma leve e refrescante espuma de limão.


Muitas mais propostas deliciosas podem ser conhecidas na nova carta do Emprata que contempla um conjunto de cinco entradas, três pratos de peixe e três pratos de carne e, por último, três propostas de sobremesa. O preço médio da refeição (sem vinhos incluídos) ronda os 40€ por pessoa.


 

Um restaurante com um ambiente sofisticado

O restaurante Emprata – o mais diferenciado do Resort – pretende ser uma referência gastronómica na região do Oeste, num ambiente sofisticado e com um serviço personalizado, propõe uma abordagem contemporânea e criativa da cozinha portuguesa que incorpore os produtos, ingredientes e tradições da região.

Com capacidade para 82 lugares sentados, o restaurante Emprata encontra-se aberto todos os dias para jantar, entre as 19h00 e as 22h30.


#must#itmustbegood#revistamust #gastronomia #restauranteEmprata #Oeste #sabores #delicias #novoomenu #MarriottPraiaDElReyGolfBeachResort #menuverao #saboresdooeste