Apenas 30% das crianças consomem sopa nas duas refeições principais do dia e, somente 4%, adiciona ainda hortícolas no prato em ambas as refeições, o que coloca o consumo destes alimentos muito abaixo das recomendações. Esta é apenas um exemplo de uma situação preocupante que reforça a urgência de promover hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis junto das famílias portuguesas.
Estes são alguns dos dados revelados no estudo exploratório “Como comem hoje as crianças em Portugal?”, conduzido pela NetSonda e divulgado pela Nestlé Portugal, no âmbito do evento de celebração do 25.º aniversário do Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis, que promove uma alimentação saudável e sustentável entre as crianças.
O evento de celebração do Programa que contemplou a apresentação do estudo exploratório, realizado esta terça-feira na Sede da Nestlé, em Lisboa, em antecipação ao Dia Mundial da Alimentação, contou com a participação de Anna Lenz, CEO da Nestlé Portugal, e de especialistas nas áreas da nutrição, psicologia e educação, como Alexandra Bento, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (ex-bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Rui Lima, do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e David Sousa, Diretor-Geral da Educação, Helena Real, secretária geral da Associação Portuguesa de Nutrição, além de pais e professores que partilharam os seus testemunhos e perspetivas. Este evento promoveu debates sobre os resultados do estudo, bem como apresentou desafios e soluções relacionados com a educação alimentar nas escolas e no ambiente familiar.
"Com 25 anos de sucesso, a Nestlé reafirma o seu compromisso em apoiar as famílias e a sociedade na promoção de uma alimentação nutritiva, equilibrada e saudável. É fundamental que as crianças se tornem mais informadas e responsáveis em relação às suas escolhas alimentares. Os dados do nosso estudo sublinham a importância de promover hábitos saudáveis desde cedo, contribuindo assim para a formação de gerações mais conscientes e mais saudáveis", afirma Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health and Wellness Manager da Nestlé Portugal.
O Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, que é o único do género com a chancela do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, chegou a mais de três milhões de crianças, entre os 3 e os 10 anos, ao longo dos últimos 25 anos, tanto nas escolas como junto das respetivas famílias. A iniciativa tem demonstrado um impacto positivo no conhecimento e comportamento das crianças, tornando-as mais conscientes sobre alimentação saudável e sustentável, contribuindo para sensibilizar as suas famílias e melhorando os seus hábitos alimentares.
Apenas 77% destas consomem fruta diariamente
O estudo apresentado teve como objetivos conhecer os hábitos alimentares das crianças entre os 3 e os 10 anos, avaliar conhecimentos dos pais/cuidadores relativamente às recomendações sobre alimentação infantil e identificar oportunidades de intervenção. Os resultados demostram dados relevantes sobre a alimentação das crianças portuguesas, nomeadamente que apenas 77% destas consomem fruta diariamente, e 32% limitam-se a uma porção por dia, apesar das recomendações dos especialistas que apontam para o consumo de três porções de fruta diárias. A situação torna-se mais preocupante ao constatar que apenas 49% dos pais estão conscientes destas orientações.
Os dados também sublinham que 72% consomem lacticínios diariamente, sendo que 81% dessas crianças o fazem apenas uma vez por dia, um valor abaixo do recomendado, que aponta para o consumo de 2 a 3 porções diárias. Este dado está alinhado com o conhecimento dos pais, uma vez que apenas 79% considera que os filhos devem consumir lacticínios todos os dias.
Em suma, o estudo “Como comem hoje as crianças em Portugal?” apresenta como principais conclusões:
A maioria das crianças faz 5 refeições por dia;
O consumo de frutas e hortícolas das crianças está abaixo das recomendações;
O consumo de laticínios é inferior às recomendadas;
As crianças são “influenciadores” das compras de alimentos: 96% das crianças acompanha os pais nas compras e 91% ajuda a escolher os alimentos;
Os pais valorizam a educação alimentar dos seus filhos, mas muitos não conhecem as recomendações alimentares.
Este estudo quantitativo teve como amostra 584 entrevistas online a pais de crianças entre 3-10 anos. Todos os dados foram recolhidos entre 5 de agosto e 5 de setembro de 2024.
#must #itmustbegood #crianças #sopa #alimentação #EstudoNestlé #criançassaudaveis #criançasnãoconsomesopa #refeiçõesprincipais #nestlé#sopa #fruta #comida #ComocomemhojeascriançasemPortugal
Comments