top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Um vinho que é um tributo à mulher alentejana

Dama do Monte, a nova da marca da Herdade Grande, é um vinho que é um tributo à mulher alentejana, uma nobre força de trabalho que é igualmente génese e âncora da família.


“Dama do Monte. O seu gesto é carácter e elegância. O seu braço define quem somos, no trabalho da terra e no que ela nos dá. A Dama do Monte é a extensão da própria Natureza e da sua criação. E este é o nosso tributo à mulher, em particular à mulher alentejana, uma nobre força de trabalho que é igualmente génese e âncora da família”.

Esta é a homenagem inscrita no contrarrótulo dos vinhos da nova marca da Herdade Grande – Dama do Monte. A casa centenária da Vidigueira acaba de lançar esta nova referência, em exclusivo para o Canal Horeca e já disponível na generalidade da restauração, partilhando um tributo à mulher alentejana.

À imagem do projeto Génese de Baco, que evoca a tradicional viticultura alentejana, com pinturas de António Saiote, os rótulos Dama do Monte nascem de uma parceria com o artista Alcides Malaika, que já colaborou no passado com a Herdade Grande, para uma edição especial para o mercado angolano.


“Temos um carinho muito especial pelo Alcides Malaika e pela expressividade do seu traço. Por outro lado, somos uma casa de quatro mulheres e quatro mães, também elas os pilares desta família. A inspiração da mulher alentejana sempre esteve presente na família e na Herdade Grande, pelo que este rótulo é o nosso humilde tributo”, afirma Mariana Lança, diretora geral da Herdade Grande.

A nova marca Dama do Monte resulta no lançamento de duas referências, um tinto com estágio de 12 meses em barrica e um branco fresco e elegante. Dois vinhos de lote que se destacam pelo carácter marcadamente gastronómico, vocacionado para a partilha à mesa.

Dama do Monte Tinto 2018

Notas de prova: Límpido, de cor granada. Perfil aromático sedutor onde se encontram aromas de cacau, mentol, figo em passa e tabaco. De taninos presentes, mas macios, termina longo e elegante.

Castas: Alicante Bouschet, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Touriga Franca.

Preço: 8.90€


Dama do Monte Branco 2020

Notas de prova: Cor amarelo-esverdeado, cristalina. Aromas de citrinos, com subtis notas de ananás. No palato é cheio de carácter, com fruta bem integrada, realçada pela frescura. Mantém até ao final os aromas cítricos, que se prolongam.

Castas: Verdelho, Viosinho e Antão Vaz.

Preçorecomendado: 8.90€


Comments


bottom of page